Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Ruby On Rails. Amazing stuff…

| 1 Comment

Ao longo da minha carreira, fruto da paixão que nutro pela tecnologia, sempre tenho procurado atualizar os meus conhecimentos, sempre que consigo arranjar tempo para isso. No que diz respeito ao desenvolvimento para a Web, desde muito cedo que me interessei pelo desenvolvimento de aplicações para a Web. As minhas aventuras começaram há largos anos atrás em que desenvolvia cgi-bin, recorrendo a linguagens de programação como o C e o C++. Ainda me lembro do desespero que era, andar a tentar fazer depuração de uma destas “coisas” quando dava para o torto.

Depois, mais tarde, descobri o PHP, quando o mesmo ainda estava a dar “os seus primeiros passos”, e em que o facto de ser uma linguagem “interpretada” representar um salto qualitativo muito grande em relação a tecnologias semelhantes. Desde essa altura, que resolvi apostar tudo no PHP, e dedicar bastante tempo à aprendizagem da linguagem, a aproveitar a mesma para o desenvolvimento de um conjunto de projectos, no qual se incluem igualmente um conjunto de livros escritos sobre o tema, para a editora FCA - um dos mais recentes é o “Programação com PHP 5.3″.

No entanto, e apesar de o PHP ser muito interessante, e de permitir desenvolver quase tudo que pretendo, acho que está na altura de evoluir (leia-se, voltar a aprender mais uma linguagem/framework de desenvolvimento para Web). Depois de alguma ponderação, resolvi optar pelo Ruby e pelo Ruby on Rails (RoR) (concentrando um pouco mais de esforço nesta segunda, pelo menos numa fase mais inicial). Para já, toda a metodologia de desenvolvimento com o RoR, me tem surpreendido bastante. Para além de ser extremamente simples de aprender, de ter uma sintaxe muito próxima da linguagem natural, de ser extremamente expressiva, permite ser igualmente mais produtivo no desenvolvimento.
Por enquanto, e durante este meu processo de aprendizagem, a experiência está a ser bastante interessante e enriquecedora, e espero em breve dominar alguns dos aspectos mais básicos da framework. E não… não vou abandonar o PHP… apenas tinha a curiosidade de aprender a usar o RoR.
Para quem quiser aproveitar para aprender RoR, aqui vos deixo algumas referências que podem ser bastante úteis:
  • Installing Ruby, Rails & MongoDB on Mountain Lion: uma referência importante, para quem usa Mac OS X, nomeadamente o Mountain Lion, e pretende instalar o Ruby, o RoR e a MongoDB para desenvolvimento;
  • Michael Hartl, Ruby on Rails Tutorial - Learn Web Development with Rails: uma excelente referência para aprender RoR. Neste livro, que se encontra disponível on-line, o autor explica com um exemplo detalhado, todos os passos necessários para perceber os conceitos de desenvolvimento com RoR, o Test Driven Development, o modelo MVC assim como outros tópicos relacionados;
  • Rails for Zombies: a EnvyLabs tem na CodeSchool um divertido tutorial em que explica igualmente o desenvolvimento RoR. Para além dos vídeos que explicam os diversos aspectos da framework, estão igualmente disponíveis alguns exercícios que podem ser diretamente testados numa consola interativa que ajuda a perceber o funcionamento da framework e do desenvolvimento que fazemos;
  • Try Ruby: mais um excelente recurso, desta feita para a aprendizagem da linguagem Ruby. Este segue um pouco a abordagem do anterior.
Existem muitos outros recursos disponíveis on-line, igualmente bons para quem se deseja iniciar nesta aventura. Daqui a algum tempo, espero dominar por completo a framework e desenvolver alguns projetos com a mesma.
  • Alex Ferreira

    O basico de RR é simples de aprender; contudo programação OO avançada com RR ja não é assim tão simples, porque pode ter uma abordagem completamente diferente á programação tradicional. Concretamente a abordagem de SaS (software as service) aplicada em RR, é um verdadeiro filme que demora a interiorizar.
    Como plataforma deixo a opcao que tenho usado, Eclipse 3.x com o plugin radrails.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr