Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Outubro. European Cyber Security Month. Infosec Day.

| 0 comments

Outubro marca desde 2011 o mês da Ciber-segurança Europeu. Esta é uma iniciativa da ENISA (European Network and Information Security Agency) que procura organizar uma série de iniciativas que permitam criar uma maior consciencialização de segurança de informação junto de entidades oficiais (quer sejam estas privadas ou públicas) assim como junto do cidadão comum.

Em Portugal, a ShadowSec organiza, pela segunda vez, o InfoSec Day, evento que decorreu entre dia 1 e 4 de Outubro, em cooperação com o GNS e a UNICRI. O evento foi organizado segundo uma estrutura onde ocorreram Intervenções e Workshops, cujo o objectivo era discutir as principais tendências nacionais e internacionais de cibersegurança.

Tive o prazer de participar num dos painéis de debate, em que o tema era “O papel da sociedade na segurança de informação”, com o Bruno Horta da ISACA Lisbon/GoVaas, o João Barreto da AP2SI/SysValue. O debate for moderado pelo Vitor Domingos. Eu fui em representação da OWASP Portugal/ISCTE-IUL.

Durante o painel foi possível discutir uma série de assuntos que fluíram entre a educação e consciencialização da segurança de informação por parte dos utilizadores, os problemas de privacidade face a redes sociais e dispositivos moveis, o estado da segurança de informação em empresas e administração publica, e o papel da certificação de profissionais de segurança de informação.

O tempo era muito limitado, e os temas muito abrangentes, mas foi o suficiente, em minha opinião, para abordar cada um dos assuntos sobre um conjunto de prismas diferentes (devido igualmente à multitude das opiniões das pessoas que compunham igualmente o painel). Nestas coisas é sempre muito difícil chegar a um consenso, e quase de certeza que deixamos muitas mais questões em aberto do que aquelas que tentamos responder… típico do mundo da segurança da informação.

Excelente iniciativa da ShadowSec, e que de certeza lançou mais uma vez as bases para novos eventos futuros nesta área temática.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr