Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

ISCTE-IUL. Segurança em Aplicações Móveis

| 0 comments

No passado dia 25 de Setembro, realizou-se no ISCTE-IUL um encontro sobre Segurança em Aplicações Moveis. Este encontro foi organizado no âmbito dos 40 anos do ISCTE-IUL e dos Encontros de Tecnologia da ISTA. Tive o prazer de ajudar a organizar o evento e de poder convidar alguns especialistas que em conjunto trocaram uma série de impressões e de opiniões sobre o tema. Assim, foi possível contar com a presença do Luís Grangeia da SysValue, do Nuno Teodoro da KPMG, do Tiago Santos da Nokia Siemens Networks, do Luis Costa da Portugal Telecom, moderados pela Rute Vasco, Directora Editorial do Portal Sapo. Juntaram-se a nós igualmente uma boa e interessada assistência.

A discussão começou por se centrar num conjunto de tópicos que passaram pelas diferenças entre as múltiplas plataformas moveis, as diferenças entre os múltiplos modelos de aprovação de aplicações pelas diferentes lojas de aplicações e o impacto que isso pode ter na segurança das plataformas moveis e na confidencialidade e privacidade dos seus utilizadores.

Foi igualmente abordada a relação estreita entre as redes sociais e a utilização das aplicações móveis, e nos perigos em termos de privacidade que as mesmas podem representar para os utilizadores. Foi igualmente focado o papel dos utilizadores e na forma como os mesmos usam este tipo de tecnologias, com um interesse muito especial para o facto de que os mesmos cada vez estão menos preocupados com a sua privacidade e o tipo de conteúdos que partilham nas redes através dos seus dispositivos moveis.

Finalmente foi igualmente abordada a temática da utilização de dispositivos moveis inteligentes em ambientes empresariais, nomeadamente foram discutidas as diferentes abordagens, a diferença da utilização entre dispostos pessoais versus dispositivos da empresa, o controlo dos mesmos, assim como a nova abordagem do BYOD (Bring Your Own Device).

A discussão foi bastante animada, os participantes contribuíram para uma troca de informação muito interessante, a audiência participou, e a moderação foi 5 estrelas. Infelizmente, neste tipo de eventos, o problema acaba sempre por ser o tempo. O tempo é sempre escasso para discutir temas interessantes como estes. 

Security in Mobile Aplications no ISCTE-IUL_0002
Security in Mobile Aplications no ISCTE-IUL_0012
Security in Mobile Aplications no ISCTE-IUL_0028
Security in Mobile Aplications no ISCTE-IUL_0030
Security in Mobile Aplications no ISCTE-IUL_0038

(mais fotos aqui)

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr