Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Teclado do Macbook Pro

| 9 Comments

Pois é…

… foi desta que o teclado do Macbook Pro encomendou a alma ao criador. Depois de um longo período em que as teclas “q” e “w” andavam a falhar, eis que de repente deixaram de funcionar. Depois de ter experimentado todos os métodos tradicionais, e depois de ter retirado as teclas em causa, e de as ter limpo cuidadosamente, nada funcionou. As teclas em causa, deixaram mesmo de funcionar.

Não deixa de ser curioso que nunca deixei cair qualquer líquido sobre o teclado, nem nada de especial aconteceu com o mesmo. Ainda tenho um Macbook Pro com 5 anos, que tem o teclado na perfeição, portanto o que aconteceu com este foi mesmo manifesto azar.

Mudar o teclado num destes Macbook Pro Unibody é uma coisa muito complicada, e implica mudar integralmente a top-case, que é uma peça completa de alumínio que já vem com o teclado e com o trackpad.

O arranjo são cerca de 250 euros, e não vejo mesmo como o evitar… só damos valor às teclas, quando efectivamente as mesmas nos faltam ;-). Neste momento e enquanto não existe a disponibilidade para arranjar o teclado (uso o computador de forma muito intensiva), a solução foi mesmo remapear as duas teclas, usando o excelente software gratuíto KeyRemap4MacBook. Neste momento a tecla F1 é o “q” e a tecla F2 é o “w”… exige alguma ginástica mental.

  • http://profile.yahoo.com/42GAEPU6QABQ3TO24K34HLLINU Insert Coin

    250 ainda é dinheiro vê se os contactos das teclas com a borracha branca transparente não estão sujos. (se falharam as duas ao mesmo tempo não deve ser disso mas como estão próximas, não podemos descartar completamente)depois vê se consegues arranjar um teclado novo ou algo que está a falhar nele (o circuito, pode ter avariado algum componente). Já que usas o programa KeyRemap4MacBook podes tentar soldar os contactos de teclas que não usas F11? F12? ás outras se é que me entendes… Tenta tb formatar o sistema pois pode ser disso. Não sei qual será o problema mais provável, espero que alguém experiente nesse assunto te ajude.

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      Pois, é caro é… mas numa máquina que custou mais de 2000 euros, isso são peanuts… certo?
      Já experimentei o que sugeriste, antes, e não resultou… lixo nas teclas não é de certeza.
      Acho que só mesmo o suporte técnico agora me pode ajudar…
      Obrigado e um abraço.

      • http://profile.yahoo.com/42GAEPU6QABQ3TO24K34HLLINU Insert Coin

        Se ainda não o formatas-te era melhor fazê-lo, desculpa ser “chato”, não sei se o fizeste. Provavelmente já o fizeste ou testaste outro sistema… Era bom era mesmo saber o que será mais provável acontecer nesse modelo em específico.
        Eu optava por soldar os fios se não encontra-se o erro, são apenas dois (a quatro) e cortar os pinos(circuito) das teclas que vão passar a não funcionar.
        Mas isto pode ser difícil de fazer.

        Sendo assim posso te aconselhar a tentares enviar emails para uma carrada de empresas de informática e de reparações electrónicas (um a um ou em bbc) a dizer o problema que tens, para veres se te fazem orçamentos e pode ser que poupes mais. (A diferença de preços costuma ser enorme e os que fazem barato costumam ser muito bons, apesar de ficarmos de pé atrás)

        Podes procurar na hotfrog pt e nas páginas amarelas..por empresas do ramo. Boa sorte!

        • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

          Mas aconselhas alguma? Que tipo de empresas? Especializadas em Mac? Ou nem por isso?
          Obrigado!

  • http://twitter.com/joaorocha Joao Rocha

    Boa Noite,

    Tenho um teclado MAC mini e, infelizmente, aconteceu-me o mesmo numa tecla! O estranho é que raramente usava o mesmo teclado tendo este muito, mesmo muito, pouco uso… Resultado NUNCA MAIS.

  • helio

    eu arranjava isso por 150 euros ja com teclado novo
    cumprimentos
    Nuno

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      Com a top-case??!?

      • helio

        O problema que reporta é o teclado e não a topcase!
        Refiro-me a substituição do teclado.
        cumprimentos

        • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

          Ok, é que a Apple normalmente substitui a topcase completa, nestes casos.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr