Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Integração de diversos serviços Web

| 0 comments

Um dos maiores “flagelos” que assola quem tem que produzir conteúdos para a Web com uma forte integração com redes sociais, é ter que produzir e adaptar os mesmos conteúdos para múltiplos formatos. Imagine-se por exemplo ter que publicar conteúdo num blog, depois no Facebook, Google+ e no Twitter – isto implica, muitas das vezes, ter que produzir os mesmos conteúdos manualmente em vários formatos, repetindo as mesmas operações, vezes e vezes sem conta.

Era mesmo bom que existissem alguns serviços que permitissem optimizar este tipo de publicação, facilitando muito este tipo de operações. E será que não existem já? 

Claro que sim… um que já conhecia há algum tempo, é o Tarpipe (resultado de uma startup nacional). Mais recentemente recentemente descobri  o ifttt.

Estes são dois dos serviços que permitem que se criem workflows com o conteúdo que está a ser produzido, permitindo assim que muito do conteúdo que se cria para uma das plataformas, possa ser automaticamente replicado por outras plataformas.

Quer o Tarpipe, quer o ifttt, permitem configurar e executar essas mesmas tarefas com pouco esforço, oferecendo inclusive algumas “receitas” já pré-configuradas que podem depois ser adaptadas às nossas necessidades em termos de publicação de conteúdos.

De igual forma o ifttt e o Tarpipe oferecem contas gratuítas que podem ser utilizadas, assim como contas pagas que dão acesso a um maior número de actividades e que permitem criar workflows mais completos e complexos.

São duas excelentes plataformas de manipulação e criação de conteúdos que merecem alguma atenção por parte de quem pretende utilizar diversas plataformas de publicação de conteúdos, com um menor esforço.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr