Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Bricolage 2

| 4 Comments

Depois de ter colocado aqui no meu “cantinho” os meus planos para fazer um pequeno upgrade para o MacBook Pro, que já tinha desde o final de 2008.

Como tinha aqui dito, a minha opção para efectuar o upgrade passava por:

  • Efectuar o aumento da memória RAM de 4GB para 8GB
  • Instalar um SSD de pequena dimensão, mas que fosse o suficiente para conter todo o sistema operativo, assim como as aplicações que uso. A escolha recaiu sobre um disco SSD de 60 GB
  • Retirar a drive óptica do computador e substituí-la por um mecanismo que permitisse que pudesse instalar um disco tradicional de maior dimensão. Existe uma solução muito interessante da OCW, designada por Data Doubler, que permite fazer isso mesmo. Depois, usei um disco de 500GB de 7200rpm e instalei-a na Data Doubler.

Todo este material foi encomendado à OCW e demorou ainda algum tempo a chegar. Acima de tudo demorou mais tempo ainda a desalfandegar.

Mas depois de chegar, foi só esperar pelo momento exacto para instalar.

A instalação é simples e directa. É preciso ter alguns cuidados, mas se tudo correr bem, a instalação demora cerca de 45 minutos a 1 hora. A parte mais complicada é a remoção da drive óptica e a instalação do Data Doubler, e é aqui que se recomendam alguns cuidados especiais. No entanto o manual que acompanha o Data Doubler, assim como o vídeo que se encontra no site da OCW, ajudam a esclarecer qualquer dúvida e a mostram todo o processo da instalação com grande detalhe. Para além disso, o Data Doubler é acompanhado por um kit de todas as ferramentas necessárias para procederem a toda a operação.

Depois de concluído este processo, o momento da verdade. Ligar novamente a máquina e verificar que tudo funciona na perfeição.

Depois de uma instalação de raiz do Mac OS X Lion limpa, e depois de configurar o sistema operativo de forma a considerar que os dados dos utilizadores vão ser guardados no disco que está instalado no Data Doubler, aquilo que vos posso dizer é que aquilo que escrevi antes aqui, não corresponde minimamente à verdade. De facto, depois de uma melhoria ao nível do hardware e depois de um instalação limpa, o Lion mostra as suas garras.

Assim, e depois de ter procedido a esta intervenção, apenas vos posso diz que valeu a pena. Parece que tenho um MacBook Pro novinho em folha. E com um desempenho muito bom.

  • António Lopes

    Pois, isso não tem nada a ver com o sistema operativo. Está tudo no disco. Eu também já tinha SSD antes de instalar o Lion e o Snow Leopard estava super rápido. Instalei o Lion e continuou super rápido mas agora com as novas funcionalidades :)
    Não há dúvida que os upgrades certos fazem muito diferença. Eu tenho um SSD e 4GB de RAM. A diferença para o que tinha antes é completamente absurda :)

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      Sim, mas olha que a instalação de raiz fez igualmente muita diferença. Sei disso porque antes de ter o SSD instalei de raiz numa drive “normal” e já se notava a diferença… mas nada comparado com o que tenho agora, claro!

  • http://twitter.com/TheCarrulo Bruno Carrulo

    Reparaste se houve alguma diferença na duração da bateria do mac? Eu depois de colocar o disco na optical bay reparei que a bateria não dura tanto… Mas pode ser explicado pelo facto de estarem 2 discos a trabalharem, penso eu…

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      Viva,
      sinceramente não reparei que a diferença fosse muito significativa… mas admito que sim, que possa ter um impacto negativo na autonomia da máquina.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr