Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Mac OS X Lion – o Windows Vista da Apple?

| 19 Comments

Confesso que este post é escrito em “modo de desabafo”. Estou cada vez mais convencido de que foi uma enorme asneira ter feito o upgrade recente do Snow Leopard para o Lion. Não o deveria ter feito de todo – e por isso faço aqui o meu “mea culpa”.

Mas tirando isso, estou cada vez mais convencido que o Lion é o Vista da Apple. E porque digo isto? Porque pura e simplesmente, e pelo menos no meu caso, funciona mesmo MUITO mal. A saber, aqui ficam alguns dos sintomas:

  • Duração da bateria diminuiu drasticamente – caiu de quase 3 horas com o Snow Leopard, para um pouco mais de 1hora com este Lion;
  • Ocupação “excessiva” de memória – o processo “kernel_task” consome quase sempre entre 400 a 600 MB de memória, a Mail.app (em particular se tiverem muitos emails) estica-se quase até 1GB de memória, e no Safari o consumo de memória vai subindo à medida que usam o browser – ou seja, vão abrindo tabs, vão consumindo memória, e mesmo que as fechem todas essa memória nunca é libertada;
  • Uso do CPU mais elevado – quase sempre, e comparando com versões anteriores do OSX, a utilização do CPU é mais intensiva, o que contribui para o aquecimento do próprio portátil, quer para a redução da autonomia do mesmo.

Poderia citar aqui outros mais, mas estes são aqueles que eu considero mais sérios.

Parece que não sou o único insatisfeito com estes e outros problemas do Lion, e os problemas estão surgir por todos os foruns Apple (oficiais e não-oficiais).

Entretanto já estou a tratar de fazer um upgrade à memória (vou passar a ter 8GB em vez dos actuais 4GB) embora ache que isso não ajudará muito. E o Chrome passou a ser o meu cliente de email e de Web, ficando a Mail.app e o Safari encostados a um canto.

Se a Apple não resolver estes issues, provavelmente o melhor é mesmo ponderar fazer um clean install do Snow Leopard, que me parece muito melhor que esta versão do Lion – e chamam a isto um upgrade? 😉

Alguém por aí com estes mesmos problemas? E soluções (sem ser aquelas do tipo “instala o Linux”, “regressa para o Windows” ou “volta a instalar o Snow Leopard”) para isto, alguém as têm? Querem partilhar?

  • Mike Lima

    Ola

    pois lamento que as coisas nao estejam a correr bem com esse upgrade. Na volta ja encontraste a solucao, de fazer downgrade ate haver melhores noticias de patches e service packs da Apple. Com algum engenho e os discos de instalacao originais talvez de para teres dual boot entre Snow Leopard e o Lion.

    Sob pena de desviar a conversa, gostava de perguntar uma coisa. Esta frase “Se a Apple não resolver estes *issues*” e algo que normalmente se usa hoje em dia ou foi so o que saiu no momento de escrever este blog? Eu ja nao vivo em Portugal ha uns anos, dai a minha curiosidade.

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      Em vez de ter escrito *issues* deveria ter escrito *problemas*. É a mania de misturar tudo… 😉

  • Marco Batista

    Ando a saltitar entre os 3 browsers, pq o Safari é como dizes começa a ficar pesado. Notei foi que o computador começa a ficar lento com o tempo, e mesmo com reboot mts vezes n vai lá. Desconfio que a causadora de tudo isto são as novas features do SO, aquilo de desligarmos o computador e qd o ligamos volta tudo a ficar como estava, neste caso até a lentidão..

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      Para já… desisti mesmo do Safari. Gosto muito browser… é verdade, mas irrita-me o modelo de gestão de memória que foi implementado.

      O mesmo se passa com a Mail.app. Vou dar uma semana de hipótese ao PostBox, se tiver os mesmos problemas, passo a usar o Gmail a partir do browser.

      Enfim…

      • Marco Batista

        com o mail n tenho tido problemas, n terás algum plugin a dar problemas? o meu ainda está de “origem”, n instalei o gpg.

        • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

          Nope… nenhum plugin instalado. Mail.app, contas IMAP do Gmail, e muito email 😉

          Ah, tb o único problema que tenho com o Mail.app é mesmo o consumo de memória que pode chegar a 1 GB. O Postbox é um pouco melhor, mas tb não muito… enfim.

  • Pedro Almeida

    Olá viva!

    Excepção feita à situação da bateria que ainda não tive oportunidade de testar também testemunhei os outros problemas.

    Contudo após algum research descobri que fazendo um reset à PRAM e ao SMC a coisa melhora e definitivamente melhorou. Menos aquecimento (cerca de menos 30 a 40%) mas mesmo assim continua acima dos valores que o Lion apresentava.

    Ou a Apple resolve isto muito rapidamente ou … back to Leo.

    • Pedro Almeida

      Edit: “mesmo assim continua acima dos valores que o SL apresentava

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      É um pouco isso, é…
      Estou seriamente a considerar voltar ao Snow Leo.

      Obrigado pela sugestão do reset à PRAM e SMC.

  • Alexx

    Ao ler o titulo do seu post fiquei siderado … é aquilo que eu pensava mas que não conseguia verbalizar. As melhorias deste Leão não são tão significativas que me façam esquecer o Snow Leopard. As minhas queixas vão para um arranque mais demorado, aquecimento (está a ficar tipo torradeira e tive que passar a usar uma base refrigerada). Alguns “fechamentos” e freezes de algumas aplicações (talvez ainda não preparadas) e o mais irritante, mensagens de actualização de software que depois diz já estar actualizado (ILife11 por exemplo). Bateria?! é melhor nem me queixar senão desato a chorar.
    Conclusão, para breve … um hard reset de volta ao SnowLeo.

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      É mesmo mau demais… eu próprio, mudei em 2007 do Windows para Mac OS X porque de facto queria algo diferente do que a MS oferecia – problemas e mais problemas. Fiquei bastante admirado com a fuidez e leveza do OSX (na altura ainda o Tiger).

      Mas este Lion não tem nada a ver. Muito mau mesmo! Tem algumas features que não servem para quase nada, a não ser alguns truques visuais, e outras estão mal pensadas e implementadas.

      Acho que este Lion é um passo atrás no OS X – pelo menos da forma que está. Será que estão na calha actualizações para resolver todos estes problemas?

      Sinceramente, nunca pensei que a Apple fizesse um tão mau produto – deve ser por que nos tem habituado mal. 😉

  • Ivo Santos

    Apesar de ainda não ter testado o Lion nas minhas máquinas, sei de quem tem o iMac, primeira versão de aluminio, e que o upgrade deixou quase morto. A solução adoptada foi fazer um clean install, e a máquina ficou a funcionar como estava com Snow Leopard. Não sei se já tinhas tentado ou cotemplado a hipotese…

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      Ivo,
      posso tentar fazer isso… o que fiz foi o que Apple indicou – ou seja instalar o Mac OS X Lion a partir da Mac App Store – big mistake!

      Vou então tentar fazer um clean install, e depois recuperar a conta a partir do Time Machine a ver se fica melhor.

      Vamos lá a ver…

  • TrasMontano

    Boa noite,

    infelizmente o mesmo aconteceu com o portátil da minha mulher. Ela bem começou a perguntar o que é que eu fiz de mal. Pelo que tenho lido na net, é mal de muita gente. Simplesmente não vai dar para manter o Lion instalado. Vou ter de reinstalar o Snow Leopard, com o qual nunca tive qualquer tipo de problema…. muito menos com lentidão do sistema, no seu todo.

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      Pois… é um pouco isso. Neste momento não tenho muito tempo para isso, mas logo que possa, e se isto entretanto não melhorar, volto ao “velhinho” Snow Leopard.

  • TrasMontano

    Esqueci-me de mencionar que fiz um clean install do Lion, criando um dvd de instalação.

    • http://profiles.google.com/carlos.j.serrao Carlos Serrao

      Pois, bem me parecia. Já tinha andado a ler pelos foruns que não fazia qq tipo de diferença… enfim, deve ser tempo perdido tentar fazer isso.

  • Numenio

    Ola…. Fiz uma Instalaçao limpa e afirmo que os problemas continuam…. Na verdade eu nem fiz o upgrade do Snow para o Lion como meu mac chegou assim que o lion foi lançado nao tinha muitas coisas para salvar entao entao quemei uma midia com o lion e fiz uma instalacao limpa… Nao gostei mesmo… Sou meio que detalhista em relaçao a observar o desempenho dos dois sistemas aqui com um i7 e 4GB de Ram senti que o Finder pesou e o propio acionamento dos programas tbm nao ficou legal… Nada tao gritante mas é perceptivel… Em relaçao a RAM no snow ficava em media com 2,65 livres fazendo muitas coisas ao mesmo tempo no Lion só com o Safari aberto ficava com 1,62 GENTE É SO COM O SAFARI ABERTO e a temperatura e a ventoinha iiiiiii aumentaram bruscamente REALMENTE NAO PENSO EM DAR UM UPGRADE DE MEMORIA RAM pq é obvio que o Leaozinho COME MEMORIA MUITA RAM E A SOLUÇAO FOI VOLTAR PRO SNOW… É SÓ VC VER A CONFIGURAÇAO MINIMA QUE O SISTEMA PEDE…. ISSO JÁ TE FAZ PENSAR DUAS VEZES ANTES DE INSTALAR….

    ACREDITO QUE SIM, O LION É O VISTA DA APPLE… PRA MIM O QUE VALE NAO SAO APPS EM TELA CHEIA, NAO É UMA SIMPLES MEXIDINHA NO TACKPAD PRA ME MOSTRAR COISAS BONITINHAS NA TELA… ENFIM, RAM, PROCESSADOR, DESEMPENHO SÃO O QUE ATUALMENTE FAZEM DE UM MAC OU QUALQUER COMPUTADOR AGRADAR SEU USUARIO …. E O LION NAO DEU UM PULO A FRENTE NISSO E SIM UM PASSO REGRESSIVO ….

    BOA SORTE! PARA TODOS QUE CURTEM O LION….. NAO GOSTEI MESMO…

  • Numenio

    Olá pessoal quem é vivo sempre aparece…
    Agora eu nao vim falar mal do Lion na verdade vim entrar em contradiçao com o que eu tinha dito em comentarios anteriores…
    Depois da atualizaçao que a apple mandou de diversos componentes do Lion ele realmente está incrivel… já nao vejo mais Bugs… o safari já nao puxa muita memoria.. sobre o voltar das ultima pagina isso já é customizado… nao está lento muito pelo contrario 20 segundos de boot.. depois da atualizacao EFI 20 segundos de boot o Lion ja ta na tela.
    Nao sei mas ta tudo melhor já nao esquenta mais a ventoinha ta super silenciosa.

    A partir da atualizacao meu Mac ficou mais rapido o Lion afiou suas unhas e to super feliz… Vale a pena…

    Ahhhh INSTALACAO LIMPA….

    O Lion virou Windows 7 e talvez um Windows 8 da Apple agora.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr