Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Android no iPhone 3G

| 0 comments

Depois de finalmente ter conseguido resolver o meu profundo dilema pessoal (antes fossem todos assim ;-)) e de ter optado por trocar o meu iPhone 3G por um novo iPhone 4, depois de ter considerado seriamente optar por um Samsung Galaxy S com Android, resolvi usar o 3G antigo e experimentar instalar o Android Froyo (2.2) no mesmo.

Para conseguir fazer este processo é necessário ter o iPhone devidamente jailbreaked, para que seja possível instalar a aplicação Cydia, que permitirá instalar aplicações para além das permitidas pela Apple e pelo iTunes. Outra das coisas que fiz antes de efectuar jailbreak ao iPhone 3G, foi efectuar o downgrade do firmware do mesmo. Assim, e apesar do firmware iOS 4.1 já ser consideravelmente melhor (em termos de desempenho) que o iOS 4.0 no 3G, optei por efectuar o downgrade do iOS 4.1 para o iPhone 3.1.3 (este em termos de desempenho é bastante bom no 3G e para além disso é facilmente jailbreakable).

Por isso, o primeiro passo foi mesmo efectuar o downgrade do firmware do 3G. Para conseguirem fazer o downgrade ao vosso 3G, podem seguir os passos que se apresentam aqui nesta página.

Depois de terem efectuado o downgrade com sucesso para o firmware 3.1.3 no 3G, podem passar ao próximo passo necessário, que consiste em efectuar o jailbreak, recorrendo a uma das múltiplas ferramentas que existem para esse mesmo efeito. Pessoalmente usei o redsn0w, e podem seguir as instruções que são apresentadas na seguinte página.

Finalmente, e depois deste dois passos preparatórios, é chegado o momento da instalação do Android no vosso iPhone 3G. Este método, depois de executado, deixa o vosso iPhone com a possibilidade de efectuarem multi-boot aquando ligam o vosso iPhone, permitindo assim que possam escolher entre o iOS ou o Android. Todo o processo de instalação é realizado directamente no iPhone, sem terem dependerem de um PC ou de um Mac para copiarem qualquer coisa para o iPhone. Verifiquem por isso que possuem uma boa ligação wireless, para que nada falhe.

Todo o processo de instalação está descrito em detalhe aqui, exigindo a instalação de uma aplicação no vosso iPhone, o Bootlace, a partir da Cydia, que depois de executado se encarrega de todo o processo de instalação, instalando em primeiro lugar o OpeniBoot, e de seguida o iDroid. No final, podem usar a opção Quickboot para reiniciarem o iPhone 3G e escolherem qual o sistema que querem usar ao iniciar o 3G.

Podem por isso seguir todo o processo que foi descrito, tendo o cuidado de seguir todos os passos cuidadosamente. Tenham cuidado com o que fazem, pois qualquer passo mal executado pode deixar o vosso iPhone 3G inutilizado. Ficam avisados.

Depois do processo concluído, e de ter seleccionado a opção para o iPhone 3G iniciar com o Android, foi a vez de verificar como o mesmo funciona com o hardware em questão. A minha experiência foi algo decepcionante. Não consegui colocar o cartão SIM a funcionar, e a rede Wi-Fi também não se comporta lá muito bem. Por outro lado, o interface de utilização, assim como a velocidade é bastante razoável.

Resta esperar se em futuras evoluções deste projecto, vão surgindo melhorias específicas para o hardware em questão – o iPhone 3G.

Nota Final: não se esqueçam que nada disto é suportado pela garantia Apple do vosso iPhone e por isso estão por vossa conta. Este processo descrito apenas funciona (e foi por mim testado no iPhone 3G). Tenham cuidado com algumas das operações descritas, pois as mesmas podem (inadvertidamente) danificar permanentemente os vossos dados e o vosso iPhone 3G – usem-nas por isso com total certeza.
  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr