Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Jarlsberg

| 0 comments

Media_httpwebappsecne_rttca

Jarlsberg é o seu nome, e é uma aplicação desenvolvida pela Google para demonstrar como funcionam as principais vulnerabilidades em aplicações Web. Como já havia referido por aqui, o gigante da Web parece finalmente ter acordado para o verdadeiro problema de segurança das aplicações Web, e começa a apostar bem forte na protecção das mesmas, como uma forma de proteger o seu próprio core business.

O Jarlsberg é portanto uma aplicação web inerentemente insegura, um pouco à semelhança do que acontece com o Webgoat da OWASP, que serve para demonstrar como funcionam os mais diversos ataques a aplicações Web. A ferramenta está organizada em diversos laboratórios de teste, que permitem que alguém possa ir evoluindo no estudos dos mesmos. É possível usar técnicas de black box hacking e de white box hacking para ir explorando as múltiplas vulnerabilidades da aplicação, que vai desde cross-site scripting e cross-site request forgery a perdas de informação, negação de serviços e execução remota de código.

O Jarlsberg funciona integralmente online, sobre o Google AppEngine, foi escrito em Python, e constitui-se assim como excelente recurso de formação e de treino nesta área. Ao longo de diversas lições devidamente explicativas e claras, e com a ajuda da ferramenta da Google, o utilizador irá perceber um pouco melhor todo este contexto de segurança aplicacional para a Web.

Vale a pena ver.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr