Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Fotocopiadoras, Faxes e afins… um potencial problema de Segurança

| 0 comments

Tive recentemente conhecimento através da ML da comunidade de segurança de informação portuguesa, através de um email do Ralf Braga, de uma reportagem da CBS que dava conta de uma funcionalidade que a maior parte das máquinas fotocopiadoras, faxes e multifunções mais modernas (especialmente aquelas que foram fabricadas depois de 2000) que constitui um grave problema de segurança.

Aparentemente todos estas máquinas vêm equipadas com um disco rígido que armazena grande parte das cópias, faxes e emails enviados pelas máquinas ao longo do seu tempo de vida útil. Até aqui tudo bem, trata-se de um mecanismo que permite facilitar a operação das mesmas.

O verdadeiro problema começa quando estas máquinas ficam obsoletas, e são depois vendidas para outros mercados (usados, por exemplo) em que ao novo comprador é oferecida a possibilidade de visualizar a informação do antigo dono (e de terceiros) que ainda está contida nos discos rígidos das mesmas. Este problema só não é mais grave porque a maior parte dos novos donos também não sabe desta característica das mesmas e como tal não a sabe explorar.

Enfim, fica o alerta feito. É preciso ter a certeza que o disco rígido destas máquinas está absolutamente limpo antes de se desfazerem das mesmas.

A reportagem da CBS é impressionante e mostra três exemplos em que foi possível aceder a informação pessoal de muitas pessoas (alguma desta informação muito crítica) usando esta “funcionalidade”.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr