Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Europa vulnerável a ciber-ataques? Ficção ou Realidade?

| 0 comments

Realidade… a mais pura das realidades.

O alerta vem agora da Câmara dos Lordes, que num relatório designado por “Protecting Europe Against Large-Scale Cyber-Attacks – Report with Evidence“, vem alertar Bruxelas para as políticas falhadas em matéria de criação de defesas online que protejam a União Europeia.

Não tem sido por falta de intervenção de entidades especializadas em segurança de informação, que têm vindo a alertar os governos para estes mesmos perigos. Um destes exemplos é o caso da OWASP, que tem feito consecutivos esforços para envolver alguns elementos com responsabilidades governativas na Europa, sem grande sucesso. Em 2008, tivemos um SUMMIT EU da OWASP no Algarve em que tentamos convidar pessoas responsáveis do governo a estarem presentes, sem resultados. No ano passado, em 2009, no IBWAS’09 em Madrid, tentamos igualmente fazê-lo, mais uma vez sem sucesso. Será que em 2010, no IBWAS’10 em Lisboa, vamos conseguir finalmente?

Em 2009, e mesmo sem a presença de representantes governamentais, a OWASP aprovou e emitiu um conjunto de recomendações para os Governos em termos de ciber-segurança. Estas recomendações/medidas podem ser consultadas aqui.

Parece continuar a existir nesta área um completo desconhecimento das ameaças e das suas reais consequências. Este novo relatório vem precisamente alertar para elas. É altura de tomar medidas sérias e começar desde já a abordar esta questão da ciber-segurança como uma questão central e de estratégia Europeia. Os nossos parceiros do outro lado do Oceano Atlântico já o fazem… para quando o mesmo na Europa?

Nesta questão, a sabedoria popular está absolutamente correcta: “o pior cego é aquele que não quer ver”.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr