Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Ainda o iPad…

| 1 Comment

Isto já estava aqui na forja desde o lançamento do iPad e das primeiras reacções, mas entretanto não tinha havido tempo para enviar para o blog. É chegada a altura:

Muita gente tem escrito diversos artigos focando os piores aspectos do iPad, mas se me permitem, acho que existem algumas coisas que merecem mais alguma consideração do que parece à primeira vista. Em particular, gostaria de considerar o seguinte:

  1. A questão do Flash: caso não saibam, com a nova versão do HTML, a grande necessidade do Flash passou para segundo plano. Grandes sites como o Youtube e o Vimeo, já têm os vídeos codificados em H.264, o que faz com que os CODEC que estão presentes de raiz nos browser que suportam HTML5, já os consiga abrir sem qq plugin adicional. Por outro lado, para aqueles que têm um Mac sabem que a Adobe fez um péssimo trabalho com o Flash nesta plataforma – o Flash é um consumidor desmesurado de recursos das máquinas… temos pena, mas é a pura das realidades. Eu poria esta questão do Flash nos seguintes termos: qual o futuro que a Web reserva para o Flash?
  2. Existe a questão dos jogos em Flash, é certo… mas eu diria que neste momento na App Store existem jogos para todos os gostos… alguns grátis outros pagos, mas não vejo a necessidade de ter jogos em Flash nesta plataforma iPhone-like OS;
  3. Ao que parece, a solução para ter aplicações em Flash no iPad e eventualmente no iPhone, é empacotar a aplicação Flash como uma App para iPad/iPhone. Com isto, esta limitação fica resolvida. Resta saber qual será o desempenho destas Apps quando comparadas com as outras.
  4. Preço? Acho que o preço é arrasador… se compararmos com o Kindle DX, por exemplo. E este é um dos segmentos que irá interessar à Apple. Comparem lá o que oferece o Kindle DX por $489 e comparem o que oferece o iPad por $499.
  5. HP Slate? Sim é de facto um bom tablet e promete muito… mas quanto a mim tem um ponto fraco que não me parece que ninguém tenha focado aqui. Já alguém pensou qual a usabilidade que oferece o Windows 7, tal como está, num interface multi-touch?
  6. A câmara não vem integrada… é um facto. No entanto nos acessórios é possível ter um kit de ligação externo USB, ou SD – em minha opinião isto poderia vir já de origem.

Enfim, depois de se ter levantado tanto a fasquia e de se ter criado tanta expectativa à volta deste novo aparelho da Apple (que ao que parece até iria ter a capacidade de fazer tostas mistas, e tirar imperiais fresquinhas, …) também eu acabo por ficar um pouco desapontado com o que foi apresentado.

Acho que a Apple poderia fazer mais com este iPad… mas parece que a estratégia aqui vai ser a mesma do iPhone. Ou seja, lançar uma primeira versão do produto com algumas limitações e depois lançar novas versões.

Em jeito de conclusão, acho que nem tudo é mau, tendo em conta o segmento em que esta primeira versão do iPad se vem posicionar.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr