Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

PHP is here to stay… e ainda bem!

| 2 Comments

Há muito tempo atrás, quando comecei a olhar para o PHP como uma linguagem de programação muito interessante para o desenvolvimento de aplicações Web, confesso que sempre esperei que o sucesso da linguagem iria ser grande.

Ainda me lembro das horas perdidas, e desenvolver CGIs em C, em que o ciclo de desenvolvimento e teste era tudo menos eficiente, e que quando havia um erro na nossa aplicação que fazia o respectivo CGI rebentar, fazer debug àquilo era tudo menos fácil. Enfim, velhos tempos…

Desde o momento em que descobri o PHP (penso que foi por volta de 1998/1999), muita água já passou por debaixo da ponte, e o PHP evoluiu como seria de esperar. Tornou-se uma linguagem mais robusta, mais segura, orientada por objectos, com múltiplos espectros de aplicação. Passou de uma linguagem de programação mais vocacionada para o desenvolvimento de pequenas aplicações web e páginas pessoais, para ser uma linguagem de programação que é agora encarada como fazendo parte do portfolio de desenvolvimento empresarial.

Tudo isto vem agora confirmado num relatório da Gartner, que reporta os seguintes resultados:

  • espera-se que em 2013 o número de programadores PHP atinja os 5 milhões (3 milhões em 2007, 4 milhões em 2009);
  • no curto prazo, o PHP vai continuar a ser a principal tecnologia de desenvolvimento para a Web;
  • no longo prazo, a competição ao PHP será forte: ASP.Net, Java, Python e Ruby.

Como em todos os estudos, este vale o que vale. No entanto não deixa de ser surpreendente que o PHP continua e continuará a evoluir para ir de encontro às necessidades quer de programadores, quer das organizações.

Cá estarei para assistir a essa mesma evolução e para dar a minha pequena contribuição para a disseminação da linguagem.

  • daqui a pouco tempo estarão todos mortos e substituidos por javascript no servidor.na net o java já está morto e a ser substituido por outras linguagens q correm na jvm (scala, por exemplo)o asp.net nem sequer é de considerar.python e ruby andam aí em força mas brevemente serão destronados pelo javascript.o php ainda é muito usado mas está muito atrás do python e do ruby.vale pelo drupal, wordpress, magento e mais algumas coisas.p. s. – quando digo “mortos” não quer dizer q desapareçam mas sim que que a percentagem de uso e inovação será reduzida em comparação com o javascript.e sim, o javascript tem coisas mal feitas mas hey, nada é perfeito.

  • Carlos Serrao

    Viva,onde foste buscar os dados que sustentam a tua afirmação de que o PHP está atrás do Python e do Ruby?Segundo que vejo aqui (http://www.langpop.com/) e isto vale o que vale, mas pelo menos do ponto de vista da popularidade e das solicitações de desenvolvimento, etc. o PHP continua muito à frente de ambos…Mas como te disse, este tipo de estatísticas vale o que vale…Cps,

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr