Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Hoje é dia 27 de Janeiro…

| 0 comments

Hoje é dia 27 de Janeiro. E o que tem esta data especial?

Aparentemente nada, mas pode vir a ter. É o dia que a gigante Apple escolheu para mais um dos seus eventos surpresa em que acaba por revelar as suas mais recentes novidades. Desta vez não será excepção…

Mas o que parece “excitar” a maior parte da comunidade geek Apple, a mim não me entusiasma muito. Não nego que um tablet feito pela Apple com base no iPhone, pode ser muito interessante, em especial se considerarmos que o mesmo pode potenciar o mercado de conteúdos digitais (livros e imprensa – jornais e revistas digitais), mas será um mercado “fechado” com um único ponto de entrada – a loja do iTunes.

Como é óbvio os campos de aplicabilidade não se esgotam com o exemplo acima. Estou igualmente a pensar em aplicações relacionadas com saúde e medicina, força de vendas, etc…

Colocando de parte este “possível” tablet, o que eu queria mesmo que a Apple apresentasse hoje eram essencialmente melhorias a nível do software e um novo iPhone. Detalhando:
  • Uma nova versão do iWork: uma nova versão do iWork, que tivesse a “coragem” de implementar suporte para o ODF, e que fosse mais compatível com as restantes versões de software Office do mercado. Ainda faltam algumas features ao Numbers e ao Pages para serem os meus programas de Office de eleição no Mac, e que seria uma verdadeira surpresa agradável para mim se a Apple os apresentasse – o Keynote, esse está bem e recomenda-se (tirando esse aspecto de interoperabilidade com outros formatos);
  • Uma nova versão do iPhone OS: uma nova versão do iPhone OS que permite colmatar algumas das “deficiências” que esta versão actual tem. O que faria mesmo falta a meu ver: um novo home screen (com a possibilidade de criar grupos de aplicações), um novo lock screen, com a possibilidade de acesso a mais informação (sms, emails, calendário, tempo, etc.), multi-tarefa e aplicações a correrem em background e finalmente um novo sistema de notificações no iPhone, ao invés da janela central;
  • Finalmente, um novo iPhone, que trouxesse um conjunto de novas características de hardware, essencialmente em termos de câmara (ou câmaras) – resolução, melhor tempo de duração da bateria (ou a possibilidade de a substituir), e (ainda) maior capacidade de armazenamento.
Tudo parece apontar no sentido do tablet – ou o que quer que lhes queiramos chamar. Mas penso que existem outras coisas que seriam igualmente importantes para anunciar.

Depois das 18h00 já ficaremos a saber quais os segredos que serão finalmente revelados hoje.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr