Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Dia Europeu da Protecção de Dados

| 0 comments

Hoje não é só o dia em que o Mundo vai começar discutir as vantagens e desvantagens do iPad da Apple… é igualmente o Dia Europeu da Protecção de Dados (ou Dia Europeu da Privacidade dos Dados).

Numa altura em que as redes sociais enchem a Web, e em que milhões e milhões de utilizadores partilham a sua informação pessoal, as suas actividades diárias, as suas fotografias e vídeos, os seus próprios gostos e preferências pessoais, convém para um pouco e pensar: quem e o quê estará a visualizar e a utilizar toda esta informação que está a ser disponibilizada. E acima de tudo para quê?

Redes como o MySpace, o Hi5, Youtube, Twitter, Flickr, Facebook, Tumblr, e tantas outras será oferecem mecanismos de protecção e de privacidade para os seus muitos milhões de utilizadores. O Google, o maior monopolista mundial de informação, quais as preocupações de privacidade que na verdade implementa?

Qual o impacto que a impessoalidade imposta pelas TIC tem nas pessoas e no facto de que existe pouca consciência do que se passa do “outro lado do computador”.

“A privacidade é um direito humano – desfrute do mesmo com cuidado”.

Data Privacy Day is an international celebration of the dignity of the individual expressed through personal information. In this networked world, in which we are thoroughly digitized, with our identities, locations, actions, purchases, associations, movements, and histories stored as so many bits and bytes, we have to ask – who is collecting all of this – what are they doing with it – with whom are they sharing it? Most of all, individuals are asking ‘How can I protect my information from being misused?’ These are reasonable questions to ask – we should all want to know the answers.

Deixo-vos aqui alguns links com mais informação sobre o evento:

E igualmente alguns vídeos para poderem reflectir sobre a situação…

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr