Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

VMware Fusion 3 para Mac OS X

| 6 Comments

A VMware lançou ontem a nova versão da sua suite de virtualização para Mac OS X, o VMware Fusion 3.

Desde que começei a usar a plataforma Mac OS X (já passaram quase 3 anos que isso aconteceu), e principalmente devido a algum desenvolvimento que havia que ser feito recorrendo ao Visual Studio, que se tornou necessário arranjar uma boa máquina virtual que fosse capaz de correr outros sistemas operativos sobre o Mac OS X.

Na altura, a VMware não oferecia produtos para Mac OS X, o VirtualBox ainda não era assim tão conhecido, e o principal player no mercado da virtualização para Mac OS X era o Parallels. Por isso, comprei uma licença do então Parallels 3, que me tem vindo a acompanhar desde então.

Desde essa altura, quer a VirtualBox, quer a VMware, evoluíram muito neste mercado, sendo que os seus produtos são agora bastante mais apetecíveis em Mac OS X. Por outro lado, o melhor suporte para as mais recentes distribuições de Linux, que são oferecidos quer pela VMware quer pela VirtualBox as tornam escolhas bastante mais sérias.

O novo VMware Fusion 3, é de facto um excelente produto. Suporta mais de 140 sistemas operativos diferentes. Tive a oportunidade de testar a mais recente versão que pode ser descarregada directamente a partir do site, e fiquei agradavelmente surpreendido.

O VMware Fusion 3 é rápido e oferece um nível de integração com o Mac OS X muito bom. Existe um menu item que fica residente no menubar do Mac OS X, em que podemos aceder a todos os programas que estão instalados nas nossas máquinas virtuais (VM). Por outro lado, outro dos aspectos que me surpreendeu bastante, foi o nível de recursos que a execução das VM consomem na máquina host, que é bastante bom. Mesmo a executar algumas tarefas mais complexas, o consumo de recursos é bastante aceitável, pelo que é perfeitamente possível correr na máquina host, uma ou mais VM sem grandes problemas.

Para mim, outra das características impressionantes do VMware Fusion 3, e que para mim era absolutamente fundamental (visto que tinha as minhas VM em Parallels), é a capacidade de importar essas VM em formato Parallels para serem usadas no VMware. Importei a VM do Windows 7 e do Ubuntu Linux 9.10, sem grandes problemas para o VMware. Por outro lado, o VMware Fusion 3 permite migrar um PC para uma VM sem grandes problemas, permitindo assim reduzir o tempo de instalação da VM, assim como preservando todo o investimento realizado em software. No caso do Mac OS X, e no caso de estar a ser usado o Bootcamp, o VMware Fusion 3 permite igualmente efectuar a migração da partição Bootcamp para uma VM.

No caso específico do Windows Vista, ou do Windows 7, com o interface Aero e Flip 3D, o VMware Fusion 3, oferece o mesmo tipo de experiência que se teria numa instalação nativa (transparências, transições animadas, etc.). Suporta igualmente OpenGL 2.1 e DirectX 9, o que é excelente para quem aprecia os jogos existente na plataforma Windows.

Para que não fiquem dúvidas de que o VMware Fusion 3 é mesmo potente, aqui fica um vídeo em que é demonstrada a utilização do Microsoft Flight Simulator X a correr na VM.

Não tenho por isso qualquer problema em afirmar que muito provavelmente e neste momento o VMware Fusion 3 é o melhor produto de virtualização para Mac OS X. O preço? Uns módicos 62 euros (VirtualBox é gratuíta e o Parallels custa cerca de 63,5 euros).

  • César

    No que toca à utilização das algumas teclas do teclado acentos e afins num windows virtualizado o VM3 já trata do trabalho facilmente ?

  • Marco

    Li seus comentários e resolvi analisar…..muito bom mesmo !!!Estava usando o parallels e até cheguei a utilizar o Boot Camp…na minha opinião o vmware 3 é shoWabç.

  • Carlos Serrao

    pelo menos descobri que em alguns casos não…mas se calhar há alguma configuração que me está a escapar…

  • Parallels 5 para Mac OS X – Carlos Serrão

    […] de já ter falado aqui antes sobre o lançamento do VMWare Fusion 3, eis que a Parallels lança agora o Parallels Desktop […]

  • Carlos Serrao

    Sim, o VMWare 3 Fusion funciona bem… Já agora, vale a pena ver também o novo Parallels 5 que tb é muito bom!

  • http://www.facebook.com/marcopololuciana MarcoPolo Luciana

    Vc conseguiu importar ou abrir no Fusion uma VM criada anteriormente no windows?

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr