Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Evitar o malware do Windows usando um Live CD Linux

| 0 comments

Recentemente foi publicado um artigo no Washington Post que relatava os riscos que as pequenas e médias empresas corriam no acesso às suas contas bancárias online, em especial se usassem computadores baseados no sistema operativo Windows.

Segundo o autor do artigo, depois de ter analisado algumas situações, a utilização de computadores com Windows é um risco demasiado grande para as organizações por causa da proliferação de malware para estas plataformas, que procuram interceptar os dados de acesso às contas bancárias, e com isso tirar partido dos dados de acesso para realizar desvios de fundos.

Assim, o autor do artigo recomenda, entre outras coisas que o acesso às contas bancárias seja realizado a partir de um único computador (especificamente destinado para esse efeito), e que o mesmo seja ligado usando um Live CD com uma distribuição de Linux, para acesso às contas bancárias online da empresa. Quase todas as distribuições de Linux, oferecem o acesso a um Live CD, basta escolher a preferida.

Este é um problema grave, pois existe malware que permite efectuar um bypass dos diversos controlos de acesso e de autenticação dos serviços de banca online. Este é um problema sério e preocupante.

A utilização de um Live CD de Linux, permitirá que se tenha sempre um computador “limpo”, com toda a segurança oferecida por um sistema Linux, de cada vez que o mesmo arranca. Como não é possível escrever no CD, todos os dados, depois de terminada a sessão e desligado o computador, perdem-se. Logo, da próxima vez que se ligar é um computador “limpo” de novo.

Vale a pena ler, não só o artigo, assim como toda thread de comentários, que por si só é um manancial de informação “viva” muito interessante.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr