Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

The Snow Leopard experience…

| 7 Comments

Já instalei o Snow Leopard no meu Mac…

Diz-me a experiência que deveria ter esperado mais algum tempo, para garantir que tudo estava bem e que não haviam problemas com outros utilizadores antes de o fazer. Mas não, a minha curiosidade falou mais alto, e acabei por proceder à instalação, logo após ter recebido a minha encomenda pelo correio… não antes de ter procedido a um backup recorrendo ao Time Machine.

A instalação decorreu sem problemas de maior, e demorou cerca de 40 minutos. Fiz um upgrade ao Leopard e não uma instalação de raíz… já tinha lido na web, que este tipo de instalação era o mais adequado, e que inclusive a própria Apple o recomendava… e assim fiz.

Quando terminei, tinha a mais recente versão do sistema operativo da Apple instalado. E agora?

Bem para começar, depois da instalação fiquei com mais de cerca de 15 GB de espaço livres no disco. Ou seja, a instalação conseguiu recuperar espaço que estava anteriormente ocupado. Mas não ficou por aqui…

Uma das bandeiras da Apple para o desenvolvimento do Snow Leopard era a da performance. De facto nota-se alguma melhoria em termos de desempenho… mais notórias no shutdown time (que agora é quase imediato) do que no boot time. Igualmente, as aplicações nativas do Mac OS X, e que uso bastante, como o Mail.app e o Safari, são agora muito mais velozes.

Por outro lado, nota-se aqui e acolá uns ligeiros toques e melhorias no interface, mas coisa de pouca monta, que este Snow Leopard está mais centrado noutros aspectos.

Mas nem tudo é “um mar de rosas”. Existem algumas coisas que deixaram de funcionar com o Snow Leopard. A saber, e até ao momento, aqui fica uma lista das mesmas:

  • Blogo, uma aplicação que uso para escrever no blogue, deixou de funcionar. A solução passou por reinstalar a mesma;
  • Saft, Glims, Inquisitor, Cooliris, são alguns das extensões (Input Managers) que uso no Safari e que deixaram de funcionar. O novo Safari é 64 bit, e deixou de suportar os Input Managers, pelo que estas extensões deixaram de funcionar. Para já não existe solução. Resta aguardar para que possam surgir novas versões que suportem o Safari no Snow Leopard;
  • iStats, também não funciona. Resta aguardar por uma versão compatível;
  • 1Password, o meu gestor de passwords favorito, também deixou de funcionar. Para este existe uma solução que consiste em instalar uma versão beta do novo 1Password 3;
  • WideMail, que permitia ter na Mail.app 3 colunas, para podermos ver os emails na vertical, também deixou de funcionar. Parece que ainda não há solução;
  • RapidWeaver, uma ferramenta para edição e concepção de sites web, também não funciona correctamente. A solução é arranjar a versão 4.3 (apenas disponível ainda nos foruns) e instalar.

Estas foram para já as principais dificuldades que, decerto irão ser ultrapassadas mais tarde ou mais cedo. Houve igualmente um pequeno problema com a placa Kanguru, que foi facilmente resolvido com a verificação das propriedades da ligação.

Enfim, vamos ver nos próximos dias como se comporta o sistema. E vou dando depois algumas novidades.

  • António Lopes

    Eu estou a usar o widget do istats como alternativa. Serve perfeitamente.Em relação ao 1password, estou a usar no Firefox sem qualquer problema. No Safari é que provavelmente só funciona a versão beta.

  • Carlos Serrao

    Sim, é no Safari que não funciona, pelo facto de ser 64 bit.

  • Paulo

    Relativamente aos “InputManagers”, há uma solução temporária que é correr o Safari em modo 32bit… (right-click, get info, open in 32-bit mode)

  • Carlos Serrao

    É verdade…. mas qual o objectivo de teres o Safari a 64 bit se depois o tens que correr a 32?

  • João

    Quais foram os ajustes de ligação que fez para aceder à internet através do Kanguru.

  • Carlos Serrao

    Fui ao System Preferences…Network…Escolhi a ligação em causa… a do modem da placa 3G, no meu caso um HUAWEI, da Kanguru…Carreguei no botão Advanced…Depois na janela seguinte, reparei que os dados relativos à tab do Modem estavam incorrectos.Seleccionei, Vendor = Other e Model = HUAWEI Mobile Connect – 3G ModemOk.Apliquei.E passou a funcionar!

  • Gustavo

    Caro Carlos Serrão, Depois de ler alguns artigos do seu blog relacionados com a Kanguru, não resisti em colocar-lhe uma dúvida: Uso um macbook com o snow leopard e a minha pen kanguru (E160E) porta-se de forma estranha, algo que não acontecia com o meu antigo portátil windows. Não só atinge velocidades estupidamente lentas como por vezes desconecta-se sem razão aparente. Há algum conflito com o Leopard? Procurei pela net mas não encontro nada que solucione o problema e normalmente as questões técnicas remetem a modems mais antigos. Qualquer dica é bem vinda! Muito obrigado.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr