Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Office 2007 SP2 e o ODF

| 9 Comments

Confesso que isto é algo que não esperava que viesse a acontecer. A Microsoft suportar a capacidade de gravação a partir do Office 2007 do formato standard Open Document Format (ODF).

E esse dia veio mesmo a acontecer. Foi o dia em que a Microsoft lançou o SP2 da sua mais recente suite de produtividade, o Microsoft Office 2007.

Com este novo update, a Microsoft passa a suportar não apenas o formato ODF, assim como a poder exportar directamente os documentos para o formato PDF, algo que apenas era possível antes a partir de ferramentas externas.

Pense-se o que se pensar das intenções da empresa de Redmond, acho que todas as aproximações que se façam ao nível do software para melhorar a interoperabilidade entre diversas plataformas, são de louvar. Gostaria igualmente de ver suportado o ODF no Office 2008 para Mac, se não for pedir muito.

Por outro lado, gostaria que a Apple suportasse igualmente no iWork, este mesmo standard aberto de documentos. Isso sim, permitiria uma verdadeira interoperabilidade entre MS Office, OpenOffice, NeoOffice, StarOffice, iWork e entre Windows, Mac OS X e Linux.

Resta no entanto saber, se existem ou não diferenças entre documentos ODF criados pelo Office ou pelo OpenOffice – ou seja, até que ponto os mesmos são de facto interoperáveis.

  • anonimo

    “Resta no entanto saber, se existem ou não diferenças entre documentos ODF criados pelo Office ou pelo OpenOffice – ou seja, até que ponto os mesmos são de facto interoperáveis”Isso já são outros 5 tostões, esse é o problema, de achar que para aplicações tão complexas como estas vai ser fácil ter fidelidade de representação, e não existinto, enfim é útil, mas não tão útil, porque ninguém quer andar a reformatar constantemente documentos.Esse é o problema de em standards destes cada um deles representa fielmente as suas estruturas internas e a sua funcionalidade, por isso cada um não queria adoptar o do outro, é mais simples assim, já que não tens de implementar o standard a 100%… mas vai causar estranheza e confusão no utilizador final.Com o ODF isto que digo já é muito visivel, fidelidade total só tens se não saires da aplicação criadora, ora standards, para ficares “limitado” a uma aplicação por razões ligadas à experiência, enfim não é propriamente um sonho…

  • LX

    @anonimoCertamente é um melhor sonho ficar limitado a uma aplicação e a um sistema operativo como acontecia antigamente quando o MSO nem suportava nenhum standard. Não sejas mais papista do que o papa:http://blogs.msdn.com/dmahugh/archive/2009/04/28/working-with-odf-in-word-200

  • Ainda esta para acontecer

    O ODF da MS não é lido em:*googledocs*Koffice*Symphony*OpenOffice*Pelo plugin da sun para o MSofficeO MSoffice não lê ODF do:*googledocs*Koffice*Symphony*OpenOffice*plugin da sun para o MSoffice*plugin da cleverAge para o MSofficeINteroperabilidade da MS? Pois, pois….retirado daqui: http://www.robweir.com/blog/2009/05/update-on-odf-spreadsheet.html

  • Carlos Serrao

    Estando nós a falar de standards (e o ODF é um standard), as aplicações que sejam compliant com esse mesmo standard, deveriam implementá-lo correctamente.É claor que isto pode ser um pouco utópico, pois nem na web, este tipo de interoperabilidade existe ao nível dos browsers.

  • Carlos Serrao

    O ODF é um standard, Isso só pode significar que o standard não é ainda suportado integralmente.A questão é: será que vai sê-lo? Quando? Ou isto é mais uma manobra?

  • anonimo

    Recomendo a leitura de,http://www.groklaw.net/article.php?story=20090503215045379Carlos, responde às tuas dúvidas. Mais uma falsa promessa.

  • anonimo

    LOL:”But the bigest problem (for me at least) was the fact the the macros didn’t work. Here is a simple example:Output from MS-Office: =COUNTIF(A23:A922,”S”)+COUNTIF(A25:A924,”SS”)The problem is the Microsoft has used commas as argument separators and OOo uses semicolons. “what a heck… estou ansioso para experimentar estas coisas.

  • Carlos Serrao

    Bem,eu não alinho pelo facto de que a MS tenha intencionalmente não colocado o suporte ODF a funcionar bem e com suporte para outras apps.Suponho, que como em muitas coisas, seja uma funcionalidade que apesar de já estar “no mercado”, como em todas as outras coisas que a MS faz, vende primeiro e desenvolve depois.Vou alinhar antes por este discurso, e pensar que esta funcionalidade ainda não está estável, e que melhorará no futuro.Mas (se não estiver a pedir demais), agrada-me o facto de ter suporte para o mesmo formato em diferentes aplicações.

  • LX

    Acreditar é uma questão de fé. O estado das coisas é uma questão de factos. Porque que é que entre 6 implementadores ODF a Microsoft havia de ser o pior? E não estou a falar de pequenos bugs mas simplesmente não implementar as fórmulas, existindo N implementações de referência open source e a funcionar bem.É para mais uma vez espalhar o FUD e lançar a confusão. O mesmo se passa com o Mono, o Moonlight e o OOXML.Não há nenhum iniciativa de interoperabilidade da MS que tenha sido honesta. Esta era uma oportunidade para mudar o rumo das coisas e está visto como acabou.Credibilidade Zero.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr