Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Microsoft coloca a plataform Mac em risco

| 2 Comments

Esta foi uma das notícias que me chamou mais a atenção hoje de manhã, e que é de facto um aspecto importante da segurança de informação, e que tem que ver com o “weakest link” (ou o elo mais fraco).

Ou seja, não interessa quão seguro é o sistema operativo, ou quão seguro é o hardware ou a rede, ou até mesmo as aplicações. O que interessa é se todos esses elementos são igualmente seguros, e se nenhum dos mesmos possua vulnerabilidades. Ou seja, se um dos elementos tiver um problema de segurança, então toda a arquitectura pode ruir deste ponto de vista.

É precisamente isso que se passa com o problema que está relatado neste artigo. O problema é simples, a Microsoft divulgas as falhas de segurança associadas aos seus produtos e lança os correspondentes patches de correcção para os mesmos, mas (numa primeira fase) apenas para a plataforma Windows. Isto pode ser um problema de segurança grave para utilizadores não-Windows, nomeadamente para os utilizadores de Mac OS X, se estiverem a ser usados programas como o Office.

Ou seja, existe aqui uma vulnerabilidade “time-to-patch” que pode ser explorada por um atacante determinado, aproveitando o facto da vulnerabilidade ser conhecida, divulgada pela Microsoft, e depois corrigida apenas em sistemas Windows, deixando os utilizadores Mac sujeitos ao problema.

Isto leva-me muitas vezes a ponderar: preciso mesmo de software da Microsoft instalado no meu Mac?

(Nota final: atenção, não quero com isto dizer que a plataforma Mac é invulnerável, e que o único culpado da introdução de alguma insegurança na plataforma, seja a Microsoft, ou qualquer outro fabricante de software)

  • ArmPauloFerreira

    Pois mas a grande maioria não gosta de usar o NeoOffice ou outras alternativas semelhantes, incluindo o próprio iWork (que deveria ser gratuito com a aquisição de um Mac).Por mais que queiramos dar a volta quem usa muito Word, Excel e PP no PC, quando chega ao Mac não quer usar outra coisa nem tão pouco usar alternativas (mesmo que gratuitas).

  • Carlos Serrao

    O problema a meu ver é que (quer se queira quer não) o Office domina o mercado. Os utilizadores Mac, para maximizar a compatibilidade com o mundo Windows, são coo que forçados a usar o Office.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr