Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

OWASP Portugal Kick-off Meeting

| 0 comments

Estou desde já de volta de Castelo Branco, da Escola Superior de Tecnologia, onde fui fazer o evento de kick-off do Charter Português do OWASP.

Desde já fica o meu agradecimento ao Joaquim Marques (EST/IPCB) pelo seu amável convite e pela recepção. Igualmente o meu agradecimento ao Prof. Mário Freire pelo apoio técnico do IEEE a este evento do OWASP. Fica desde já pré-agendada uma apresentação na Universidade da Covilhã, neste esforço de evangelização que está a ser encetado pelo OWASP Portugal.

Neste momento, faz parte dos planos da OWASP Portugal conseguir passar a mensagem do OWASP e criar uma massa crítica suficiente para dinamizar uma comunidade portuguesa, envolvendo a mesma em projectos. Para isso a OWASP Portugal está disposta a efectuar apresentações e ou a participar aulas em instituições de ensino superior ou outras organizações que demonstrem o seu interesse.

A apresentação correu bastante bem, apesar da fraca adesão – ou então a sala era grande demais. De qualquer forma ficaram algumas lições desta primeira reunião, que decorreu no formato apresentação. Existem coisas a melhorar e outras a manter – mas vamos aprendendo com o tempo.

Como em tudo o que o OWASP faz, as apresentações são públicas, pelo que podem aceder às apresentações desta tarde, recorrendo aos seguintes links:

Vamos tentar manter alguma regularidade nestas reuniões, e fica desde já a promessa de fazer igualmente reuniões do OWASP em Lisboa. Vamos tentar organizar uma reunião no ISCTE, o mais depressa possível.

Outro aspecto interessante do nosso trabalho passa pelo estreitamento das relações entre a comunidade OWASP Espanhola e a Portuguesa, no sentido de criar sinergias ibéricas. Um primeiro resultado deste esforço conjunto, será o lançamento de uma conferência ibérica anual no âmbito da segurança das aplicações web (Iberic Web Application Security Conference – IWAS) que se irá realizar em alternância em Espanha e em Portugal. Mas mais novidades sobre este evento serão fornecidos no futuro.

Esperamos no futuro poder contar com a vossa presença e com a vossa colaboração.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr