Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

OWASP Portugal Kick-off Meeting

| 0 comments

Encontro Nacional de Comunidade de Segurança de Informação Aplicacional

2 de Abril – Castelo Branco, IPCB, Escola Superior de Tecnologia

As preocupações a nível global com a Segurança de Informação não param de crescer. A informação é cada vez mais um activo importante das organizações e como tal torna-se necessário a sua gestão, preservação e protecção. Os ataques a que esta mesma informação está sujeita evoluem de dia para dia, e o que anteriormente oferecia segurança já não pode proteger.

As modernas ameaças à segurança da Informação conseguem efectuar um bypass dos mecanismos tradicionais de Segurança da Informação (como por exemplo as firewalls), e atacam directamente as aplicações e os dados dessas mesmas aplicações. As aplicações modernas (em particular as aplicações Web e os Web-services) passaram a ser uma parte integrante do perímetro de segurança das organizações e da protecção de um dos seus activos mais valiosos – a Informação. O Open Web Application Security Project (OWASP) é uma organização que trabalha no sentido de contribuir para a melhoria significativa da Segurança a nível aplicacional. A OWASP é uma comunidade aberta dedicada a ajudar as organizações a desenvolverem, comprarem, e a manterem aplicações que podem ser confiáveis. Orientada no sentido de contribuir para a melhoria significativa da Segurança a nível aplicacional, todas as ferramentas da OWASP, documentos, fóruns e delegações são livres e abertas a todos os interessados em oferecer segurança aplicacional.

No sentido de melhor disseminar a sua mensagem, documentos, processos e ferramentas, a comunidade OWASP encontra-se dividida geograficamente em comunidades locais (charters), mais focadas na sua própria comunidade e localização. Portugal não é uma excepção e marca presença nesta mesma comunidade através do seu charter nacional.

No próximo dia 2 de Abril vai realizar-se, a primeira reunião do Charter Português da OWASP (Kick-Off Meeting), que irá ter lugar em Castelo Branco, na Escola Superior de Tecnologia em parceria com o núcleo regional do IEEE. Nesta reunião pretende-se efectuar uma breve apresentação do OWASP e do OWASP@PT e projectos relacionados e assim dar a conhecê-los à comunidade em geral.

A agenda deste encontro apresenta-se de seguida.

Open Web Application Security Project

OWASP Portuguese Chapter Meeting (OWASP@PT)

Escola Superior de Tecnologia

Castelo Branco

2 Abril de 2009

Agenda

OWASP Portugal Kick-Off Meeting

14h00-14h10 Recepção e Boas-Vindas (Carlos Serrão (OWASP@PT), Joaquim Marques (OWASP@PT), Prof. Mário Freire (Chair do Computer Society Portugal Chapter do IEEE)

14h10-14h30 Apresentação do OWASP e Projectos (Carlos Serrão (OWASP@PT))

14h30-14h50 Apresentação do OWASP@PT, Objectivos e Projectos (Carlos Serrão (OWASP@PT))

14h50-15h20 Apresentação do IEEE (Prof. Mário Freire)

15h20-15h50 OWASP Top Ten (Carlos Serrão (OWASP@PT))

15h50-16h20 OWASP Tools (Joaquim Marques (OWASP@PT))

16h20-16h40 Conclusões e Debate

Sobre a OWASP

A OWASP (Open Web Application Security Project) é uma comunidade aberta dedicada a ajudar as organizações a desenvolverem, comprarem, e a manterem aplicações que podem ser confiáveis. Todas as ferramentas da OWASP, documentos, fóruns e delegações são livres e abertas para todas as pessoas interessadas em oferecer segurança aplicacional.

A OWASP defende que a abordagem à segurança aplicacional deve ser realizada como sendo um problema de pessoas, processos e tecnologias, porque as abordagens mais eficazes para segurança aplicacional incluem melhorias em todas estas áreas.

A OWASP é uma nova forma de organização. A sua liberdade de quaisquer tipos de pressões comerciais permite a divulgação de informação fiável, prática, e acessível sobre segurança aplicacional. A OWASP não é afiliada de nenhuma empresa tecnológica, embora suporte a utilização informada de tecnologias de segurança comerciais. À semelhança de muitos dos existentes projectos de open-source, o OWASP produz diversos tipos de materiais de uma forma cooperativa e aberta.

A Fundação OWASP é uma entidade sem fins lucrativos que assegura o sucesso dos projectos OWASP a longo prazo. O OWASP promove uma série de comunidades locais, sendo que Portugal possui igualmente uma comunidade local de interesse no OWASP. Para mais informações sobre o OWASP e os seus projectos consultar http://www.owasp.org. Para mais informação sobre a comunidade OWASP nacional consultar http://www.owasp.org/index.php/Portuguese.>

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr