Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Aproveitar a oportunidade…

| 0 comments

Tenho que reconhecer…

Para além de toda a competência técnica que a YDreams tem, e da qual não tenho a menor dúvida, uma das coisas que a YDreams faz mesmo bem é aproveitar o momentum dos media (e nos media).

Numa semana, em que o panorama nacional ficou marcado por um tal de Lucílio-gate, a YDreams veio agora para comunicação social dizer que tem uma solução que pode ajudar os árbitros de futebol a decidirem melhor.

Segundo o que vem dito na comunicação social, a solução que consiste na aplicação de uma tinta invisível, que seria reconhecida por um conjunto de câmaras de infra-vermelhos que detectaria em tempo real essa tinta invisível na camisola dos jogadores. Este tipo de tecnologia poderia ajudar, por exemplo, numa melhor detecção da situação de “fora de jogo”.

Eu digo: porquê complicar, o que tem uma solução fácil, simples, e económica.

Basta que adoptem aquilo que já hoje se faz noutros desportos, nomeadamente nos EUA no Futebol Americano. Usem câmaras de TV, e interrompam o jogo, recorram às imagens em caso de dúvida.

Com todas as vantagens que a tecnologia proposta pela YDreams posso trazer, não ajudaria a resolver casos complicados como aquele que aconteceu na final da Taça da Liga.

Tenho a certeza que se o fizessem no futebol, o mesmo seria mais transparente, e acima de tudo não estaríamos hoje a falar deste tipo de casos.

A verdadeira questão, é que as entidades máximas, que gerem o futebol, e que ganham rios de dinheiro com o mesmo, não estão dispostas a investir algum desse dinheiro na introdução destas novas tecnologias no desporto. E porquê?

Muito simples. O futebol não é apenas um jogo que dura 90 minutos. Todas estas questões duvidosas e affairs, fazem parte do jogo. Senão, como seria possível ter 3 jornais diários desportivos num país da dimensão do nosso?

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr