Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Review do Asus eeePC 1000H (Parte 2)

| 2 Comments

Finalmente a ver se é desta que consigo terminar de escrever este post que já vem desde o ano passado. Depois de o ter já começado a escrever e de o ter inclusive perdido, vamos lá a ver se desta sai tudo bem.

O ano passado, tinha colocado aqui a primeira parte da review que resolvi fazer ao Asus eeePC 1000H, esta é a segunda parte e final do mesmo. Nesta primeira parte tinha revisto um pouco o que era o écran e o próprio teclado do eeePC, e nesta segunda parte vou rever outros aspectos.

O primeiro aspecto a rever é o trackpad. O trackpad, comporta-se bem, desempenhando bem o seu papel, mas a meu ver, tem apenas um aspecto negativo – os botões do mesmo são demasiado “duros” e insensíveis. Isto é particularmente irritante no botão do lado direito – “right click“. Confesso que no meu caso, para uma utilização mais cómoda do eeePC, passei a usar um rato externo – e é algo que recomendo vivamente para uma utilização um pouco mais intensiva do netbook.

Mas como o objectivo destes netbooks não é (ou não deveria ser) a utilização intensiva, este é um aspecto com pouca importância.

O Asus eeePC 1000H vem equipado com uma webcam semelhante à que equipa outros notebooks – 1.3MP de resolução. Tive a oportunidade de testar esta webcam com Skype com outros utilizadores, e a experiência de utilização é bastante agradável.

Igualmente a nível do som, o Asus eeePC 1000H oferece uma placa de som que não compromete. Só para terem uma pequena ideia, usei o Asus eeePC como o DJ no meu reveillon e ninguém se queixou… 😉 As colunas não são as melhores do mundo, mas são bastante funcionais.

O teclado tem um conjunto de teclas de função que permitem controlar diversas funções do netbook (as teclas Fn + teclas de função), como por exemplo a conectividade wireless (wifi + bluetooth), o nível de som, a luminosidade, e o redirecionamento do display.

Um dos aspectos mais impressionantes do Asus eeePC 1000H é a sua autonomia. Apesar de nas especificações do fabricante indicar um tempo de vida de bateria da ordem das 7 horas, a sua bateria de iões de lítio de 6 células, consegue aguentar, com uma utilização moderada, e com os dispositivos wireless desligados, mais de 5 horas.

Este valor de autonomia não é muito preciso, nem sequer foi medido com alguma ferramenta. Foi apenas medido com o tipo de utilização que normalmente dou ao netbook, pelo que este valor pode variar muito significativamente de caso para caso.

Próximo passo – tentar instalar o OS X no eeePC 1000h. E ao que parece as coisas até funcionam mesmo bem, com a excepção da placa de som e da placa de ethernet integrada (algo que poderá ser resolvido em breve). Aqui ficam dois vídeos que permitem ter uma ideia do que é ter o eeePC 1000h a correr o Mac OS X Leopard.

  • António Lopes

    Então mas chegaste a instalar o OS X? É que isso é vale mesmo a pena num computador desse género.

  • Carlos Serrao

    Ainda não Tony…Tenho que ter algum tempo e paciência para fazer isso… isso ainda é coisa para demorar algum tempo – e prevejo que não seja um processo directo e sem problemas de maior.Para além disso, espero que ainda resolvam os problemas com o áudio e com a placa de rede integrada.Um abraço.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr