Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Não se fala de outra coisa…

| 2 Comments

… por toda essa blogosfera. Steve Jobs não vai estar presente na Keynote do MacWorld 2009 e a Apple anunciou oficialmente que vai deixar de estar presente em eventos futuros. A Apple anunciou igualmente que não vai estar presente num conjunto de outros eventos a nível mundial.

Como não poderia deixar de ser muitos são os rumores que se levantam, e como não poderia deixar de ser o próprio estado de saúde do Steve Jobs acabou por saltar novamente para a ribalta. No entanto, não me parece que se este seja o principal motivo – aliás, não me parece que seja “o motivo”, de todo!

O que se passa é que a Apple está a deixar de ser cada vez mais uma marca que tinha um segmento de mercado muito especializado, vocacionado essencialmente para os “apreciadores” e “seguidores” fiéis da marca, que a idolatravam, para se concentrar em segmentos mais genéricos. A Apple está a crescer…

Este crescimento é provocado, não apenas pelo sucesso de produtos como a linha de Macbook e por um produto “estrela” – o iPhone – mas igualmente por algum “abrandar” do gigante de Redmond, que teve (e continua a ter) problemas com um sistema operativo que está longe de ser a “continuação” natural do bem sucedido Windows XP. Este crescimento da Apple vai obrigar a mesma a estar um pouco mais próxima dos clientes, directamente através das diversas Apple stores abertas um pouco por toda a parte e igualmente pela sua loja online.

Por outro lado, não nos podemos esquecer da crise que está aí ao virar da esquina e que atinge já em força algumas empresas tecnológicas. A Apple não deve ser excepção à regra. E com isto procura cortar um pouco os seus custos operacionais – 2009 será certamente um ano difícil.

Mas claro, isto são apenas uns bitaites.. como toda a gente os manda, eu também resolvi fazê-lo.

  • João Silas

    E fez bem, eu acho que a parte dos custos e a canseira que é ir a todos possam fazer a diferença.

  • Carlos Serrao

    Acabei de ver outra explicação que faz igualmente sentido… o Steve Jobs está a preparar a “passagem de testemunho” e por isso está a tentar fazer passar a mensagem de que a Apple não é apenas o Steve Jobs.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr