Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Review do Asus eeePC 1000H (Parte 1)

| 10 Comments

Como já tinha anteriormente afirmado neste blog, converti-me recentemente no dono de um Asus eeePC 1000H. Já há muito tempo que andava a perseguir um computador de pequenas dimensões, mesmo antes de ter comprado Macbook Pro, e de me converter num Apple switcher (e convicto, diga-se). Não o fiz nessa altura, pois ponderei a necessidade de ter que usar essa mesma máquina para trabalhar todos os dias e assim necessitar de um monitor de dimensões aceitáveis mas, moving on….

Assim, e aproveitando uma oportunidade de mercado, em que os preços tinham vindo a descer, e com o aparecimento deste novo segmento dos netbooks, andei a pesquisar um pouco o mercado e optei pelo Asus eeePC 1000H.

A utilização que vou dar a esta máquina vai ser essencialmente a seguinte:

  • Aulas, pois isto de andar de um lado para o outro com o computador, com operações de trocar cabos de um lado para o outro, acaba por não ser fácil;
  • Reuniões: a necessidade de ter que fazer diversas reuniões, quer in-house quer fora, ajuda ter um computador que seja suficiente manejável e leve, para não ter que me andar a arrastar de um lado para o outro com um peso pesado;
  • Conferências e Apresentações: neste misto de vida académica e profissional há muitas das vezes necessidades de preparar e dar algumas apresentações, quer em Portugal, quer fora do país, e por isso o factor mobilidade é mais uma vez muito importante.

E esta é portanto a utilização que tenho planeado para este PC.

A minha opinião geral sobre este pequeno computador é bastante positiva. Não é uma máquina que eu recomende para utilização intensiva, mas para utilização esporádica, como a que tenho planeada, está perfeitamente à altura.

Do ponto de vista estético e do design é bastante agradável. Os acabamentos são bastante bons, e a máquina é confortável de utilizar. O nível sonoro do Asus eeePC 1000H é igualmente muito bom – mesmo quando se está a “puxar” um pouco mais pelo processador, o nível de ruído é bastante reduzido.

No passado recente, tinha tido uma má experiência com um notebook da Asus, precisamente no aspecto sonoro exagerado e também no sobreaquecimento do chassis do próprio notebook. Mas o que vos posso dizer é que o Asus eeePC 1000H surpreende nestes dois aspectos – silencioso e aquece muito pouco.

A minha primeira experiência a sério com o Asus eeePC 1000H foi na recente reunião do OWASP EU Summit, que decorreu no Algarve. Resolvi deixar em casa o meu Macbook Pro, e arriscar uma semana inteira apenas com o Asus. Foi difícil, mas não por causa do computador, mas sim por causa do sistema operativo. É que nestes dois últimos anos tenho-me afeiçoado de tal forma ao OSX, que ter que voltar a usar o Windows é, para mim, quase uma tortura. Tive saudades de algumas das coisas do mundo Mac. Ficam desde já a saber que existe um projecto muito interessante que está a tentar colocar a funcionar o OSX nesta plataforma Asus eeePC – isso sim, seria deveras interessante, e sem dúvida uma mais-valia para mim.

O ecrã do Asus tem 10 polegadas de dimensão e suporta uma resolução máxima de 1024×600. Não é muito… mas chega. Chega perfeitamente para preparar e dar uma apresentação, efectuar processamento de texto, usar uma folha de cálculo, ler e escrever email e navegar na Internet. Contudo, não recomendo a utilização muito prolongada neste tipo e ecrã pois pode ser visualmente esgotante. Mas cumpre, e bem, a sua função.

O teclado é um outro aspecto que me surpreendeu pela positiva. É bastante bom, e acima de tudo não é demasiado pequeno. Por isso, podemos usá-lo sem grandes problemas – não corremos o risco de as teclas serem demasiado pequenas de forma a que, ao pressionar-mos uma tecla, estamos na verdade a pressionar igualmente as que se encontram nas proximidades. Não, nada disso. O teclado cumpre, e bem a sua função.

Existe apenas um aspecto menos positivo que detectei no teclado e que diz respeito ao posicionamento da tecla “Shift” do lado direito. Esta tecla fica exactamente ao lado da tecla de cursor “Up”, e são muitas as vezes que ao tentar carregar na tecla “Shift” acabo na verdade por usar a tecla “Up” com consequências na introdução de dados. Não é grave… obriga apenas a alguma disciplina mental.

E fico por aqui hoje. A continuação desta apreciação será colocada aqui, logo que haja mais tempo disponível para o fazer.

  • luis

    Na escolha do portatil comparaste-o com o asus n10jc? Estou indeciso entre estes dois e não sei qual escolher.

  • Carlos Serrao

    @LuísNão… isso já está à venda em Portugal?

  • luis

    Sim, http://www.kuantokusta.pt/Computadores-Portateis-Asus-N10JC-HV005.phpTem placa gráfica dedicada, tem gravador de dvd externo, saida HDMI e tem sensor de impressão digital. É um pouco mais caro.

  • Lara

    Olá!Eu também comprei este netbook mas tenho um problema, ele demora mais de 2 minutos a arrancar e bloqueia muito ao iniciar programas e isso. Às vezes o touchpad não me deixa movimentar bem o mouse, é normal? também acontece com o teu? tenho medo q o meu tenha um problema!

  • Carlos Serrao

    Cara Lara,não sei qual é o seu problema com o Asus, mas no meu caso não tenho os mesmos problemas que refere.É certo que demora algum tempo a arrancar, mas afinal de conta é um Windows XP Home, e como todos os computadores (com ou sem Windows), quantos mais serviços tivermos a arrancar no inicio, mais lento o mesmo se torna – confesso que no meu caso uso e abuso disso.Mas depois não tenho qq problema com aplicações a crashar… está tudo normal e corre bem…Com o mouse, a única coisa que me queixo é das teclas/botões do mesmo que são um pouco “duras”. De resto, tudo normal.

  • Review do Asus eeePC 1000H (Parte 2) – Carlos Serrão

    […] ano passado, tinha colocado aqui a primeira parte da review que resolvi fazer ao Asus eeePC 1000H, esta é a segunda parte e final do mesmo. Nesta […]

  • Cheryll Eppes

    I kind of love the Asus Eee PC because it is very small and very light. I have an Acer Laptop and it is really a big burden on my small shoulders `

  • Alexandra Cooper

    Another good thing about the Asus Eee pc is that it does not overheat when used over long periods of time. ..

  • Alex Allen

    i alway use my Asus EEE PC when i am out of town because it is very light:'”

  • Sarah Graham

    i love the asus eee, so light and mobile,,.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr