Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

OWASP EU Summit 08, Day One

| 0 comments

Chegou ao fim, pelo menos para mim, o primeiro dia da OWASP EU Summit 08. Amanhã haverá mais…

O meu primeiro dia no OWASP Summit, foi essencialmente marcado por uma sessão de treino, dada por Mano Paul, sobre “WebSec Apps for Managers and Executives”. Esta apresentação (acção de formação) foi essencialmente interessante por dois aspectos principais:

  1. Pelas dicas interessantes na apresentação do Mano Paul, sobre como “vender” a Segurança a gestores e a executivos. É óbvio que a expressão “vender” não é a mais adequada nem a mais correcta, mas sim a forma de conseguir passar a mensagem e a necessidade de segurança (especialmente do ponto de vista aplicacional) na organização e nos sistemas e aplicações da mesma;
  2. O segundo aspecto interessante desta apresentação foi igualmente a comparação estabelecida entre a forma como  os organismos naturais (existentes na própria Natureza) actuam e a comparação com alguns princípios básicos de segurança, e como os mesmos podem beneficiar do estudo do comportamento destes mesmos organismos. Estes conceitos são de facto muito importantes e podem ser aprofundados no livro “Natural Security” da autoria de Raphael Segarin.

A finalizar o dia de hoje, Dinis Cruz, Chief OWASP Evangelist, fez uma apresentação sobre como iria ser os restantes dias do evento, das alterações/ajustamentos que foram realizados à agenda, e fez a apresentação pública e o agradecimento a todos os elementos que participaram na organização do mesmo.

Aqui ficam algumas fotos deste primeiro dia do evento (lamento a má qualidade das mesmas, o telemóvel não dá para mais).

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr