Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Cuidado com o update 10.5.5 (Mac OS X Leopard)

| 6 Comments

Ontem ao final do dia, tive o mais estranho dos problema com o meu Macbook Pro. Algo que nunca me tinha acontecido até então, apesar de, de quando em vez ter os seus “freezes“. Nada que um restart (mesmo à bruta) não tivesse resolvido.

Passo a explicar o que aconteceu…

Ontem, quando saí do meu gabinete no ISCTE para ir dar uma aula, fechei a tampa do Mac, como habitual, o mesmo entrou em stand-by (sleep mode), e quando cheguei à sala de aula, abri a tampa e o sistema “acordou”. Pediu a introdução do login e da password, como era habitual, e passados poucos segundos, o computador pura e simplesmente desligou-se. Assim, sem mais nem menos…

Achei aquilo muito estranho, e tentei ligar de novo o computador. O mesmo começava a arrancar, por vezes mesmo depois do login, e voltada a desligar-se. Tentei por diversas vezes, com bateria, sem bateria, com bateria e alimentação e o resultado era sempre o mesmo.

Era estranho ser um problema de bateria, pois a mesma estava carregada a 100% e em excelentes condições – pois fora trocada há pouco tempo. Seria um problema de hardware, o que eu achava estranho, pois nada de excepcional tinha ocorrido com o mesmo.

Fiquei a saber no processo de experimentação, que não devemos usar o Macbook Pro sem a bateria, pois existem determinadas funções do portátil que depende da mesma. Isto foi algo que li num forum, mas não confirmei a partir de um fonte mais oficial.

Quando mais tarde cheguei a casa, o problema persistia… ou seja, ligava, e ele desligava-se automaticamente.
Até que resolvi experimentar algo, que não sei porquê, parece ter resultado:

  1. Retirei a bateria;
  2. Liguei o Macbook Pro à alimentação;
  3. Introduzi a bateria;
  4. Liguei o Macbook Pro.

Para minha surpresa, tudo voltou aparentemente ao normal. Deixei o mesmo toda a noite ligado, a fazer backups, e nem uma única vez foi abaixo. Usei igualmente o mesmo, apenas em modo bateria, e tudo funcionou na perfeição.

Depois de esgravatar um pouco na web e nos fóruns (aqui e aqui), descobri que existem pessoas com o mesmo tipo de problemas que eu, e tudo aponta para que seja um problema introduzido pelo mais recente update do Leopard (10.5.5). Apesar de isto ainda não estar confirmado, o que eu aconselho é a que não instalem ainda o update, e que esperem um pouco mais até que se saiba a verdadeira origem deste problema.

  • Anónimo

    onde se lê:”pois fora trocada à pouco tempo”deve ler-se:pois fora trocada há pouco tempo

  • Carlos Serrao

    obrigado. alteração efectuada!

  • kincas

    Experimente a fazer o Combo update em vez de o fazer pelo SU. (Ir ao saite da Apple e fazer directamente o download).Depois, reparar as permissões.Deve resolver.

  • Carlos Serrao

    @KincasNunca mais tive problemas os mesmos problemas, desde quinta-feira passada, que o mesmo problema não voltou a ocorrer. O que não quer dizer que não voltará a acontecer mais…Tb já tinha lido algures que os grandes updates da Apple, devem sempre ser realizados através dos Combo e não pelo SU.Quando tiver tempo vou fazer novamente o Combo Update.Obrigado.

  • asofia

    Olá Carlos,Fiquei a saber deste problema através da nossa maillist, precisamente hoje. Precisamente porque hoje o meu macbook pro pediu-me para fazer esse mesmo update.Eu não sou entendida e tenho muito medo de prejudicar o meu bichinho, que representa para mim um grande investimento, por isso peço-lhe um conselho: se não faço o update, que devo fazer?Vou ao tal Combo Update? (nem sei o que isso é!)Obrigada pela ajuda,A. Sofia

  • Carlos Serrao

    @asofiaSofia,em minha opinião você deve fazer o update para o 10.5.5, sim. Até mesmo porque este update vem resolver alguns problemas de segurança importantes.Para fazer o update através do Combo Update, deve ir até ao site da Apple, e descarregar o Combo Update para o 10.5.5 (cerca de 600 MB). O linke directo é o seguinte:http://wsidecar.apple.com/cgi-bin/nph-reg3rdpty2.pl/product=21155&cat=60&platform=osx&method=sa/MacOSXUpdCombo10.5.5.dmgDepois é só instalar como outra qq aplicação de Mac.Depois do final da instalação (o sistema poderá fazer 1 ou 2 restarts, é normal), vá ao Disk Utility e faça um Repair Permissions.O problema que me ocorreu a mim, pode ou não, estar relacionado com o update. Mas sinceramente não sei…Cps,

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr