Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

A Última Aula, de Randy Pausch

| 0 comments

Media_httpcarlosserra_wdcks

Durante as férias que acabaram recentemente, tive a oportunidade de colocar a leitura em dia (hábito que, no meu caso, tinha vindo a perder ao longo tempo, e que agora espero recuperar), e um dos livros que tive o prazer de ler foi “A Última Aula” da autoria de Randy Pausch.

Para quem nunca ouviu ainda falar do livro, nem do autor, fique desde já a saber que Randy Pausch foi professor de Computer Science na Universidade de Carnegie Mellon, a quem fora diagnosticado um cancro no pâncreas grave, e a sua situação fora considerada como terminal.

Seguindo a tradição académica da instituição, em que os Professores que se aposentam são convidados a apresentar a sua última aula, também Randy Pausch o foi, mas em circunstâncias diferentes.

Randy Pausch aproveitou a sua última aula para nos deixar um conjunto de histórias da sua vida, e acima de tudo dos seus sonhos de infância, e a forma como os conseguiu concretizar. É acima de tudo uma verdadeira lição de Vida, a forma como a mesma deve ser vivida, aproveitando todos os momentos ao máximo e, acima de tudo, retirar dessa mesma lição, ensinamentos que nos tornam melhores como pessoas, e que podemos igualmente usar para ajudar outros.

Para além da leitura do livro, aconselho igualmente a visualização da “Última Aula” de Randy Pausch, disponível no Youtube.

Infelizmente Randy não conseguiu resistir ao seu cancro e acabou por falecer no passado dia 25 de Julho de 2008.

Para a posteridade fica o legado de Pausch, com especial dedicação para a sua esposa e filhos, que não vão poder contar com o pai para acompanhar o seu crescimento e formação.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr