Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

VirtualBox, uma agradável surpresa!

| 0 comments

Sou um utilizador Mac, mas por mais que tente não consigo libertar-me do Windows.

O principal motivo para isto é que nem toda a gente usa Mac, e apesar de tudo (em especial entre versões do Office para Windows e Mac), continua a haver alguma incompatibilidade. É a vida, há que saber contornar estes problemas, e existem (felizmente para nós, utilizadores Mac), algumas soluções.

Essas soluções são essencialmente as seguintes:

Como podem ver as alternativas são muitas e variadas, e todas elas apresentam as suas vantagens e desvantagens. Para quem procura uma solução de virtualização, as alternativas comerciais são normalmente o VmWare Fusion e o Parallels Desktop for Mac. Mas, conheci recentemente uma alternativa gratuita: o Sun VirtualBox.

O VirtualBox é uma agradável surpresa.

O VirtualBox permite criar máquinas virtuais Windows, Linux, Solaris e outras. Tem todas as funcionalidades que são oferecidas pelas soluções de virtualização comerciais, com a vantagem da mesma ser gratuita. Do ponto de vista da performance, é igualmente muito bom. Embora perca um pouco a favor do Parallels, não é nada de muito grave. Consegui colocar facilmente a funcionar em simultâneo, no meu MacBook Pro, para além do Leopard nativo, uma máquina virtual a correr o Windows XP Professional e o Ubuntu 8.04.

Media_httpcarlosserra_jbawi

Media_httpcarlosserra_jitod

Media_httpcarlosserra_sdble

Media_httpcarlosserra_ifbzz

Outra das funcionalidades muito interessantes do VirtualBox, à semelhança do que acontece com o Fusion e Parallels, é a possibilidade de integrar as janelas do ambiente a ser virtualizado, directamente no ambiente nativo. Com o VirtualBox é assim possível, ter facilmente misturadas janelas de Gnome, com janelas de Windows e janelas do Leopard.

Em suma, para quem ainda não consegue libertar-se totalmente do Windows, e não quer investir numa solução comercial, sem dúvida que o VirtualBox é a opção correcta.

Uma pequena surpresa agradável.
  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr