Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Mac OS X 10.5.2 – começa a ser uma dor de cabeça!

| 4 Comments

Media_httpcarlosserra_gfoad

Pois é, ter a versão do Mac OS X 10.5.2, começa, não apenas para mim, mas para muitos outros utilizadores Mac, a ser uma séria dor de cabeça. O motivo é simples. Existe um problema estranho que afecta quem tenha instalado o 10.5.2, especialmente na série MacBook Pro. O problema é tão simples, como irritante. O computador pura e simplesmente deixa de responder (freeze). O rato deixa de funcionar, assim como o teclado, e a única forma de resolver o problema é simplesmente efectuar um hard-reset à máquina. Isto não é o mesmo que o kernel-panic, que por vezes também acontece. É algo totalmente diferente e aleatório.

No meu caso, isto acontece, de forma perfeitamente aleatória (a ler o email, a navegar na Internet, a programar, etc.), quando o uso o MacBook Pro sem alimentação externa (apenas em modo de bateria), mas pode ser diferente noutros casos.

Inicialmente pensei que se tratasse de um problema só meu, mas de depois de pesquisar um pouco mais, descobri que existem muitos mais utilizadores a queixarem-se deste mesmo problema.

Só espero que a nova versão 10.5.3, que já se anuncia por aí, venha igualmente resolver este problema, que é mesmo chato.

  • Bruno Rodrigues

    Junta-te ao clube. O meu MB tambem tem andado a freezar, mas no meu caso consigo identificar a situação que o freeza (mas é raro conseguir reproduzir) – só freeza quando pego no laptop e o transporto para algum lado. Não é directamente relacionado com desligar cabos, mas algo com o movimento do bicho. Digamos que costuma crashar aleatoriamente tanto quando o levo como quando o trago da casa de banho 😉 No trabalho, quando vou para algum sitio, tambem já tem crashado, mas agora fecho sempre a tampa e re-abro quando chegou ao sitio e assim nunca crashou. Pensei que fosse algo relacionado com o hardware – pegar só com uma mão torcendo a caixa – mas parece que não é. :) vamos esperar pelo 10.5.3

  • Carlos Serrao

    Pois, segundo li não é esse o problema. Dessa forma tb já me aconteceu, mas é mesmo aleatório. O que é verdade é o seguinte: antes de ter instalado o 10.5.2, nada disso acontecia, agora é dia sim dia sim. 😉

  • christian

    Boa noite, finalmente encontro alguem com o mesmo problema que eu, no meu caso, ele crasha apenas quando me ligo a internet, pode levar meia hora a crashar como 5 minutos… mas apenas quando me ligo a internet, utilizando o kanguru… e tenho um macbook com 10.5.2….o vosso quando bloqueia, o rato fica com o icone de um arcoiris redondo , certo??

  • Carlos Serrao

    @christianNo meu caso isso já deixou de acontecer, depois da instalação do 10.5.4 (entretanto tb já instalei o 10.5.5), e espero que o problema não regresse.O crash era perfeitamente aleatório, mas só acontecia estando ligado por bateria, e nada tinha que ver com o Kanguru. E o sistema ficava freezed, isto é o rato ficava lá com a setinha, sem ter o spinning beachball.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr