Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Configurar o Kanguru no Mac OS X Leopard

| 15 Comments

Media_httpcarlosserra_jbdtv

Recentemente precisei de me ausentar para a Guarda e ia estar num sítio onde não tinha acesso à Internet. Equacionei a hipótese de comprar uma placa 3G, mas depois de consultar diversos fornecedores de acesso (Kanguru, Vodafone, SAPO, Zapp) cheguei a duas tristes conclusões:

  1. Todos eles praticam tarifários semelhantes, ou seja, concorrência em termos de preços e de condições de acesso não existe;
  2. Não estava na disposição de comprar uma placa 3G para usar apenas de forma esporádica, e ter que ficar “agarrado” a um contracto de permanência de 12 ou 24 meses, a pagar mensalidade, mesmo não precisando de utilizar.

Visto isto, estas opções não me interessavam minimamente. Não consigo perceber estas políticas destas empresas. Não percebo igualmente por que nenhuma delas pratica um modelo de negócios, em que o cliente compraria o modem 3G (pagamento pelo mesmo) e depois pagando pelo volume de tráfego consumido. Ou seja, sem contractos de exclusividade…

Mas pronto, são estas as condições que temos…

Assim, pedi a um familiar, que tem dois destes modems 3G, que me emprestasse um deles. Fiquei assim com um Kanguru, que tive que instalar e configurar no meu Mac OS X Leopard (10.5.1). Aguardavam-me algumas dificuldades inesperadas…

O modem em causa é o HUAWEI E220 HSDPA USB Modem. Na página do Kanguru existe software para proceder a este modem no Mac OS X. Infelizmente não funcionam… depois de instalar os mesmos, não conseguia proceder à ligação com a rede. Dava sempre o mesmo resultado: “Connecting…” e imediatamente de seguida um “Disconnecting…”.

Depois de alguma pesquisa na Internet, eis que encontrei um excelente tutorial da MACacada, que explica em detalhe como configurar o dito cujo. Infelizmente depois de seguir os passos por eles sugeridos, também não tive muito sucesso. No entanto depois de mais alguma investigação aqui fica a minha versão “receita” com base no excelente tutorial da MACacada.

Software Necessário

Antes de começar o melhor é certificar-se que tem tudo o que necessita. Precisa do seguinte software:

  1. Software do Kanguru
  2. Software da Vodafone
  3. Configurador APN

Depois de descarregar todo este software, tem tudo o que precisa. Repare que o que é curioso é que precisa do software da Vodafone para colocar a placa do Kanguru a funcionar. Faz todo o sentido, como é que não me lembrei disso antes?

Procedimento de instalação

O procedimento de instalação (tal como o que está descrito no site da MACacada) é o seguinte:

  1. Instalar o software da Vodafone.
  2. Fazer o restart ao Mac;
  3. Instalar o software do Kanguru;
  4. Fazer restart ao Mac;
  5. Ligar o modem E220 ao Mac;
  6. Correr a aplicação instalada pelo Kanguru, que está na pasta das aplicações e que dá pelo nome de “Mobile High Speed for Mac OS”. Esta aplicação está em /Applications/Mobile High Speed – Kanguru;
    Media_httpcarlosserra_hhxwp
  7. Carregar no botão “Activar”;
  8. Ir até System Preferences -> Network;
  9. Aparece no menu da esquerda o Huawei E220 HSDPA USB Modem;
    Media_httpcarlosserra_pqggv
  10. Seleccionar o Huawei E220 HSDPA USB Modem, e depois seleccionar o botão “Advanced…”. Pode ser necessário introduzir a password de administrador;
  11. Aproveitei igualmente para seleccionar a opção “Show modem status in menu bar”;
    Media_httpcarlosserra_aghjc
  12. Seleccionar o tab “Modem” e depois alterar o Vendor para “Vodafone” e o Model para “VC701SI”;
    Media_httpcarlosserra_ghwnb
  13. Carregar em OK;
  14. Carregar em Apply, e saí do System Preferences;
  15. Corri o Configurador APN e coloquei “myconnection”;
  16. Finalmente, no menu bar, seleccionem o ícone e tentem efectuar a ligação. Se tudo correr bem, deverá conseguir ligar-se à rede.

E pronto, foi graças ao tutorial do MACacada, e ao facto de ter seleccionado correctamente o modem, que consegui colocar a placa a funcionar no Leopard. No meu caso, o processo foi este, mas pode ser que seja diferente num ou noutro caso. De qualquer forma aqui fica a minha mísera contribuição!

  • jocaferro

    Passei-me completamente com esta solução.Não é só pelo recurso à Vodafone mas também para quem descobriu este truque…Estes modems tem dado que falar. Tem aparecido por aí algumas soluções que, estranhamente, funcionam em certos computadores mas não funcionam em outros exactamente iguais.@braço.

  • Carlos Serrao

    @jocaferroEu só consegui colocar este a funcionar recorrendo a esta “receita”, caso contrário não funcionava mesmo!!!

  • cog

    Só uma perguntinha… Não foi em 30 segundos, pois não? :-)

  • Carlos Serrao

    @cogDemorou um bocadinho mais… :-)

  • Joel Calado

    Não tive nenhum problema com o software que existe no site do kanguru, embora ache um aborto precisar de internet para descarregar drivers para um modem 3G.A doce ironia….No entanto, existe também os drivers disponíveis no site da huawei, huawei.com/pt.Para fazer a ligação basta usar o painel de controlo na secção de rede.AbraçoPS: Dica: utilize os DNS do opendns, em vez dos que o kanguru fornece. A diferença é brutal.

  • Carlos Serrao

    @Joel CaladoJoel, no meu caso não funcionaram de forma alguma!Mas ainda bem que funcionam nalguns casos!

  • Nuno Cantão

    Desculpem estar um poco off-toppic mas, alguém já deu conta a diferença de velocidades da placa kanguru entre um pc com windows e no leopard? é que utilizar a placa no mac OS é um pesadelo :S a net é mesmo muito lenta… alguém tem alguma solução para isso?

  • Carlos Serrao

    Desculpem estar um poco off-toppic mas, alguém já deu conta a diferença de velocidades da placa kanguru entre um pc com windows e no leopard? é que utilizar a placa no mac OS é um pesadelo :S a net é mesmo muito lenta… alguém tem alguma solução para isso?Confesso que o acesso era lento, mas na Guarda a cobertura tb não era muito boa, e nunca testei num PC para poder comparar.

  • JOANA

    presumo que os softweares que estao no site da kanguru nao dão, porque são para o panter e para o tiger! o teu sistema, bem como o meu é o Leopard, portanto isto vai ser util…

  • Lizet Cabrera

    Carlos, para qué sirve el APN?, Cuando intenté descargar me pide un numero de . Eu nao consegui ligar-me. Nao se que fazer.

  • Lizet Cabrera

    Carlos, no consegui conectarme. seguí toda la receta. sólo tengo una duda, cuando instalo lo del configurador APN?obrigada

  • Carlos Serrao

    Podes instalar logo no inicio do processo, mas apenas o executas no passo 15.

  • Alexandre veiga

    Nao tou a encontrar DNS da opendns.. podes explicar um pouco melhor.. Obrigado pelas dicas.Abraço

  • Carlos Serrao

    Viva,podes vir aqui:https://www.opendns.com/homenetwork/start/device/apple-osx-leoparde tens lá instruções sobre como fazer isso.Um abraço.

  • Ricardo

    Fantástico… Obrigado Carlos!

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr