Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Rumor, … ou talvez não?

| 2 Comments

Ora aqui está algo que poderia ajudar ainda mais na subida de quota de mercado da Apple, no mercado dos sistemas operativos. Segundo a Wired, um dos programadores do Wine, descobriu no código fonte do Mac OS X, código não documentado que está preparado para carregar e executar aplicações Windows. Foi igualmente descoberto que o Mac OS X procura DLLs, quando alguém tenta executar um binário para Windows no Mac OS X.

Estes são os factos. Agora a especulação.

Será que a Apple tem um projecto activo que de facto está a tentar executar de forma nativa as aplicações Windows, lado a lado com as aplicações Mac OS X, sem necessidade de dual-boot (através do Bootcamp) nem de máquinas virtuais (VMWare, Parallels)?

Ou será este um projecto anterior, entretanto abandonado, e cujos restos ainda permanecem no código do Mac OS X?

Para ser sincero, não acredito muito nesta segunda hipótese.

A Apple, ao longo dos últimos anos tem vindo a surpreender pela sua capacidade de inovar, e não me admiraria mesmo que o Steve Jobs e a sua equipa estivessem a tentar de facto que as aplicações Windows funcionassem de forma nativa em cima do Mac OS X. Isto, em termos de mercado, iria potenciar em muito as vendas da Apple, cujo o principal “calcanhar de Aquiles” continua a ser o facto de alguns utilizadores Windows estarem demasiado “agarrados” às suas aplicações, e não mudarem por isso mesmo.

Mas claro, como sempre, isto não passam de rumores… mas como diz um velho ditado – “onde há fumo, há fogo”. E se estes fumos se confirmarem do lado da Apple, vai haver muito boa gente a arder… ai vai vai.

  • Mário Lopes

    Só há uma coisa que não bate nada certo: a Apple não deixa as coisas a meio, e a Win32 API e as Windows Foundations (como se chama a API no Windows Vista) são totalmente obscuras e pouco documentadas, pelo que tudo tem de ser feito via reverse-engineering. Já se chegou a algum lado, e o Wine é exemplo disso, mas ainda está muito longe de atingir uma paridade binária perfeita — perfeita segundos os escalões da Apple.Mas a ver vamos.. Não deixa de ser interessante. Seria uma enorme machadada na Microsoft, principalmente porque a tecnologia que os prende a eles, o .NET, está também a ser portada para outros ambientes (Mono.NET).

  • Carlos Serrao

    Sim, claro. Para já isto não passam de rumores. E não espero que haja uma compatibilidade binária total.Provavelmente a Apple prepara-se para fazer aquilo que os tipos do Wine, e do Codeweavers fazem, mas melhor.Isso seria muito bom de facto. Penso que isto teria um impacto profundo no mundo dos SOs, como nunca antes teríamos visto.Mas nada como aguardar para ver.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr