Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Navigator 9… o regresso do filho pródigo?

| 0 comments

Media_httpcarlosserra_bqqdj

Ainda me lembro, quando começei a tomar contacto com a WWW, nos seus primórdios, que o browser mais usado na altura era o NCSA Mosaic. Um “luxo” na altura. Pouco depois, parte da equipa de desenvolvimento pegou no código do Mosaic e resolveu fundar uma empresa, a Netscape Communications, e lançar o Netscape Navigator.

A partir desse momento, o Netscape Navigator foi ganhando o seu próprio espaço na Web, ultrapassando rapidamente o Mosaic, e passando a dominar largamente o mercado dos browsers de web. Isto até a Microsoft “acordar”, e lançar para o mercado o Internet Explorer. Fruto da sua integração no Windows 95, o Internet Explorer, gradualmente ultrapassou a utilização do Netscape Navigator, e a Netscape Communications resolveu abandonar o mercado dos browsers de web.

O código do Netscape foi “doado” à Mozilla Foundation, que criou o Mozilla browser, e mais tarde o Firefox. Na verdade foi a própria Netscape que criou a Mozilla, estabelecendo uma relação simbiótica com a mesma.

Mas, eis que agora o Netscape aparece de novo. Renovado. De cara lavada. Com um interface muito bem concebido e apelativo. Mas isto é apenas a “capa”. Lá “por baixo” aquilo é Firefox – o que são de facto boas notícias!!! Tudo o que está disponível para o Firefox (extensões, temas, …), funciona igualmente no Netscape.

Netscape -> Mozilla/5.0 (Macintosh; U; Intel Mac OS X; en-US; rv:1.8.1.11pre) Gecko/20071206 Firefox/2.0.0.11 Navigator/9.0.0.5

Firefox -> Mozilla/5.0 (Macintosh; U; Intel Mac OS X; en-US; rv:1.8.1.11) Gecko/20071127 Firefox/2.0.0.11

Será este um regresso do Netscape ao mercado dos browsers?

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr