Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Renfe.com, um mau exemplo…

| 1 Comment

Media_httpcarlosserra_efajg

Já tenho visto sites que são um verdadeiro caos do ponto de vista da usabilidade e da facilidade de utilização. Mas confesso que o “novo” site de vendas de bilhetes online da Renfe (empresa de caminhos de ferro espanhola, semelhante à nossa CP) consegue estar no topo dos piores.

Em primeiro lugar, é praticamente impossível usar o site com o Safari. Mal entramos no site queixa-se de imediato de erros de Javascript, e não conseguimos sequer escolher a estação de origem e de destino, pois as diversas opções não aparecem.

Depois, o site usa SSL, mas o certificado digital é emitido por uma entidade de certificação interna à Renfe, e o browser queixa-se de imediato disso. Para quem está a tentar oferecer confiança num serviço online de vendas de bilhetes, em que os clientes são obrigados a introduzir o cartão de crédito, este não me parece o melhor caminho.

Usando o Firefox, é possível escolher as estações de origem e de destino, mas não é possível escolher correctamente as datas da viagem através do calendários disponibilizado (é apenas possível introduzir as datas manualmente no formato aceite), porque o ano não aparece.

O melhor de todos, em ambiente Mac OS X é o Opera, que parece lidar bem com o site da Renfe.

Em Windows usando o IE7 o site funciona bem. Parece-me que a equipa que desenvolveu isto para a Renfe só testou isto no IE. Todos os demais, não podem ser clientes da empresa…

Mais, no site indicam que o código e os detalhes do bilhete são enviados por email e/ou por SMS para o cliente. Mentira!!! O site não envia rigorosamente nada! E experimentei com dois endereços de email diferentes para ter a certeza!

Este tipo de sites leva a que os clientes tenham problemas como os que tive. Tentei comprar um bilhete, e porque a página deu erros, e não consegui imprimir o mesmo da primeira vez, acabei por comprar o bilhete duas vezes. Conclusão, acabei por ter que perder mais tempo a ligar para os senhores da Renfe a pedir-lhes que me indicassem como poderia cancelar um dos bilhetes – o que acabei por fazer.

Enfim, nota muito negativa para este site da Renfe!

  • simone

    Estou utilizando o IE8 e nao funciona. :(

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr