Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

OWASP, delegação nacional

| 0 comments

Media_httpcarlosserra_unmow

O OWASP, ou Open Web Application Security Project, é um projecto que visa identificar, corrigir e produzir ferramentas para colmatar alguns dos problemas de segurança das aplicações web-based. O OWASP é um projecto composto por uma comunidade global e aberta que está centrada na melhoria de segurança do software. A missão do OWASP é a de tornar a segurança de aplicações mais visível, por forma a que organizações possam tomar decisões informadas sobre os riscos de segurança de aplicações.

Todos são livres de participar no OWASP e todos os materiais do projecto estão disponíveis sob uma licença open-source. A fundação OWASP é uma organização sem fins lucrativos, aberta a possíveis donativos, o que assegura a continuidade e disponibilidade do trabalho da mesma.

Um dos projectos com maior visibilidade do OWASP é o famoso “Top Ten”. O OWASP Top Ten oferece um documento que lista os principais problemas de segurança das aplicações web, e que indica algumas medidas correctivas para os mesmos.

O OWASP possui uma delegação nacional o qual lidero, mas que infelizmente tem estado um pouco parada por manifesta falta de tempo. Estou no entanto a tentar dinamizar esta delegação nacional, e gostaria de organizar a primeira reunião, no início do próximo ano (talvez em Janeiro).

Serve este post para tentar identificar potenciais interessados no trabalho do OWASP e tentar organizar essa mesma reunião. Em princípio, se conseguir angariar interessados em número suficiente, posso igualmente tratar de toda a logística dessa mesma reunião. O que não faz muito sentido é organizar uma reunião sem que existam pessoas interessadas na mesma.

Assim sendo, se se interessam pelos problemas de segurança relacionados com aplicações web, ou com algum dos projectos do OWASP, entrem em contacto comigo para tentarmos marcar uma reunião para dinamizar a delegação nacional (deixem um comentário neste post).

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr