Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Imprimir para uma impressora através do Samba no Mac OS X 10.5.x (Leopard)

| 0 comments

As impressoras aqui no meu edifício na UPC estão todas partilhadas usando o Samba, e para instalá-las no Mac OS X não é pêra doce. A instalação não é directa e envolve alguns truques.

Anteriormente já havia configurado esta mesma impressora na versão Mac OS X 10.4.x (Tiger), usando um excelente guia que havia encontrado na Internet e que pode ser consultado a partir daqui. No entanto, este processo é ligeiramente diferente no Leopard.

Aqui ficam os passos necessários para efectuar essa configuração:

0. Primeiro que tudo há que saber alguns detalhes. É preciso saber o nome e o modelo da impressora, o endereço do servidor da impressora (<SMBSERVER>), o username (<UNAME>) e password (<PASSWORD>) do servidor que contém a impressora partilhada por Samba. É igualmente saber o nome do share da impressora no servidor Samba (<PRINTERNAME>).

1. Abrir o System Preferences: /Applications/System Preferences

 

Media_httpcarlosserra_mecbb

2. Escolher Hardware: Print&Fax

Media_httpcarlosserra_gotdj

3. Adicionar uma nova impressora, carregando no botão ‘+’ que se encontra por debaixo da lista de impressoras

Media_httpcarlosserra_cmvtb

4. É aqui que reside o verdadeiro truque. É preciso personalizar o menu desta janela para que apareçam as opções avançadas nesta janela. Com o botão direito do rato faça um clique sobre o menu da janela. Escolha Customize Toolbar …

Media_httpcarlosserra_clgro

5. Arraste o ícone Advanced para a Toolbar da janela, e carregue em Done. O novo aspecto da janela deve ser o seguinte:

 

Media_httpcarlosserra_cekcj

 

6. Depois disto, vamos lá adicionar a impressora. Carregue na tecla “Alt/Option” no teclado, e clique no novo ícone Advanced. Deverá aparecer uma nova janela como esta (nota: se não aparecer à primeira, tente por diversas vezes):

Media_httpcarlosserra_cwuct

 

7. No menu Type, seleccione Windows, e na textbox URL deverá colocar o seguinte: smb://<UNAME>:<PASSWORD>@<SMBSERVER>/< PRINTERNAME>. Atenção que <UNAME>, <PASSWORD>, <SMBSERVER> e < PRINTERNAME> devem ser substituídos pelos seus valores reais.

8. Deverá/Poderá igualmente indicar o Name da impressora e a sua Location. Depois deverá igualmente escolher a marca e o modelo correctos da impressora.

9. Finalmente carregue no botão Add.

10. A impressora deverá aparecer na lista de impressoras disponíveis.

 

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr