Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Axmedis2007 – o Futuro dos Media

| 0 comments

Hoje foi um dia particularmente cansativo. Não foi que o trabalho tivesse sido particularmente duro, mas o facto de ter saído da habitual rotina, faz com que o meu corpo envie sinais nítidos de cansaço.

Faço parte do Programm Comittee da Axmedis 2007, que está a decorrer aqui pela UPC, e estou igualmente a dar uma ajudinha na organização. É sempre um trabalho interessante de coordenação e de logística para garantir que tudo corre pelo melhor, e fazer com que os cerca de 100 participantes tenham tudo o que necessitam na conferência.

Sendo esta uma conferência científica, estava organizada em diversas sessões nas quais havia a apresentação de diversos papers por parte dos respectivos autores. Tive a oportunidade de ser o Chair da primeira sessão do dia.

Mas o dia já havia começado antes, com as boas vindas do representante do reitor da UPC, seguida de uma apresentação (keynote) muito interessante por parte de Santiago Miralles, da CCRTV Interactiva. Uma apresentação muito interessante sobre o futuro dos media, com particular destaque para os media interactivos. Ele teve oportunidade de apresentar alguns dos serviços da empresa, mais voltados para a Internet: 3alacarta, iCatFM, TV3 Youtube.

Foi igualmente interessante perceber, que apesar da TV3 por exemplo estar quase estagnada do ponto de vista do crescimento de share no broadcast tradicional, está com crescimentos explosivos nos canais interactivos – estamos a falar de crescimentos da ordem de 20 a 30% por mês.

Na sessão onde fui apresentar o meu paper sobre “Key Management” havia um outro paper muito interessante. No seu paper “Experiences in Implementing a Kernel-Level DRM Controller“, Alapan Arnab apresentou parte do seu trabalho de Doutoramento em desenvolveu controlos para gestão de direitos em conteúdos directamente no Kernel do Linux. Uma abordagem interessante…

Eu por outro lado apresentei um paper que efectuei uma análise à “Gestão do Ciclo de Vida de Chaves em plataformas de Gestão de Direitos”. Algo mais voltado para interoperabilidade entre diferentes plataformas.

Amanhã, no segundo dia de conferência existirão dois painéis de discussão subordinados a temas relacionados com segurança e interoperabilidade de plataformas de gestão de direitos, com a participação de diversos representantes de diversos projectos.

Enfim, amanhã é um novo dia!

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr