Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Spam e Gmail

| 0 comments

Quase todos hoje em dia temos uma conta (ou várias) de email no Gmail. E quase todos confiamos quase cegamente no filtro de spam do Gmail (eu pelo menos confiava). Pois é melhor não confiar muito no mesmo.

Nas últimas semanas tinha estranhado o facto de não estar a receber alguns emails, e resolvi investigar o que se passava. Normalmente uso o Apple Mail para ler os emails no meu computador, e tenho a conta de Gmail configurada aqui neste leitor também. Raramente recorro ao webmail do Gmail. Mas resolvi ir ver o que se passava.

Media_httphomeisctept_hxocp

Qual não foi o meu espanto, quando no meio de algumas centenas de mensagens (que eram efectivamente spam) lá estavam as mensagens que eu nunca tinha recebido, e que julgava estarem perdidas. E isto não se tratou de uma situação meramente esporádica. Já voltou a acontecer pelo menos mais duas vezes.

Enfim, sei que os filtros de spam não são infalíveis, apesar de mesmo assim continuar a ter algumas mensagens de spam a chegaram à inbox do Apple Mail. O que não estava mesmo à espera era de não receber mensagens, que era suposto receber (mensagens perfeitamente inócuas sem quaisquer tipo de termos que são muitas das vezes “caçados” pelo filtro de spam). Enfim, um conselho para todos os que usam o Gmail: verifiquem temporariamente (semanalmente, por exemplo) o conteúdo do folder de spam. Pode ser que aquela resposta ao vosso email que estavam à espera de receber, esteja afinal, enterrada por lá.

Technorati Tags: , , , ,

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr