Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Geeks Planetários

| 3 Comments

Segundo me foi dado a conhecer, o Marco do Bitaites, publicou hoje no seu blog, uma crítica (em jeito de incentivo) ao Planet Geek, principalmente sobre a sua qualidade editorial, os seus bloggers e sobre o português que por lá se escreve.

Resolvi mandar os meus próprios bitaites para a ML do planeta, mas como o email ficou demasiado grande, resolvi transformá-lo neste post, que contém a mesma informação.

Como devem saber, o meu blogue passou a fazer parte do PG há relativamente pouco tempo, depois de ter passado algum tempo agregado ao Prt.Sc. Não está aqui em causa as razões que me fizeram mudar, e considero que o Prt.Sc é igualmente um excelente projecto de agregação de blogues. São igualmente livres para comentar o facto de ter aparecido à pouco tempo e não ter grande voto na matéria.

Sobre as questões que são levantadas pelo Marco, a minha opinião é muito, clara.

Acho que não poderemos pedir a ninguém, com a excepção do tema do mês, que seja no seu blogue, rígido naquilo que escreve. Para mim, e este é o meu entendimento muito pessoal, o meu blogue, é uma espécie de meu diário pessoal, onde eu coloco o que bem quero e me apetece. Como sou um tipo que estou mais virado para a tecnologia, é óbvio que o que coloco lá mais são coisas do mundo da tecnologia, mas isso não faz do meu blogue, um blogue 100% tecnológico. E também não é essa a intenção do mesmo.

Falar de uma linha editorial forte, neste tipo de agregadores de diversos blogues, parece-me um pouco nonsense. Se queremos ter esse tipo de rigidez, então convertamos o PG numa revista on-line, com um editor chefe, que indica aos diversos e-jornalistas (bloggers) aquilo que os mesmos devem escrever. Com isso sim, teríamos essa dita linha editorial forte. Mas será que é isto que se pretende to com o PG?

Comparativamente ao Prt.Sc (e não gostaria de fazer grandes comparações por diversos motivos), o que se passa é que no caso do PG, até temos uma coisa distinta, e que é o tema do mês, o que confere ao planeta, alguma “verticalização”, concentrada num determinado momento, e que passa por ter todos os bloggers a comentar o mesmo tema. Algo, que eu acho que não acontece no Prt.Sc. Se querem a minha opinião, até acho que poderíamos ter uma secção específica dentro do portal do PG, em que durante um mês, estariam todos os posts (ou uma selecção dos melhores) sobre o tema do mês anterior. Com isto, mensalmente, teríamos uma secção com uma coerência literária, a nível daquilo que se escreveu.

Sobre a duplicação dos posts, elas são muito difíceis de evitar. Como cada blogger escreve sobre o que quer, ninguém pode impedir que as duplicações de posts (ou de temas dos posts) aconteçam. Eu falo por mim, e não ando propriamente a ver o que os outros escrevem, para depois ver se tenho um tema para escrever ou não. Escrevo porque me apetece, e quando me apetece… essa é uma das minhas máximas de blogger.

Sobre os erros ortográficos, principalmente em português, é um facto. Acontecem. Muito provavelmente nos meus posts também. Mas na maior parte das vezes os posts são escritos com tanta pressa, que nem há tempo para verificar a ortografia dos mesmos. Para garantirmos que nos veríamos livres dos erros ortográficos, teríamos que rever os posts 2 ou 3 vezes antes dos publicar. Por vezes não há tempo para isso… Mas devo concordar que temos que salvaguardar a nossa língua.

Enfim, acho que devemos encarar estas críticas como construtivas. Tentar melhorar acima de tudo a forma como escrevemos (e por mim falo) e o que escrevemos. Devemos igualmente tentar debater algumas das ideias para melhorar o planeta, o seu conteúdo e a sua imagem.

Technorati Tags: ,

  • Tiago Almeida

    Ainda não vi ninguém sugerir a solução mais óbvia:Hoje em dia quase todos as aplicações de blogs usadas no planet geek suportam tags, certo?Porque não colocar o poder de edição dos posts que aparecem no planetgeek em cada um dos autores?Cada membro escreve o que deseja nos seus blogs, se achar que o assunto adequa-se ao planetgeek adiciona a tag planetgeek, ponto final.O controle editorial é da parte do autor que escolhe os seus posts a serem agregados.O agregador filtra os posts que não tiverem a tag.Prontos, solução simples e trivial que não faço ideia como é que ninguém se lembrou dela ainda.E teriam-se lembrado se em vez de andar a falarem em mailing lists e a escrever posts sobre o que está certo e errado pensassem em soluções criativas para os problemas existentes.

  • Carlos Serrao

    Tiago, subscrevo o que dizes…Essa solução já foi discutida.

  • jocaferro

    @Tiago Almeida:O problema não é esse, em absoluto!A linha editorial do Planet Geek foi sempre claríssima qunato aos assuntos a incluir nos blogs a ele associados – todos os posts sem qualquer filtro limitativo ou seja, são geeks a falar daquilo que lhes apetece e sem qualquer forma de filtragem.No fundo, quem leu o que o Marco “Bitaites” escreveu, e bem como é hábito, o problema é que parece estar a acontecer uma certa confusão no meio do Planet, sendo essa confusão gerada pelos erros na língua portuguesa e pela duplicação além do facto de não estarem a surgir novos bloggers no seio desta comunidade.Quando fui convidado pelo Mário Gamito uma das primeiras questões que lhe coloquei foi se o meu blog teria que passar a basear-se em assuntos geek ao que o Mário imediatamente me respondeu com um rotundo:- “NÃO! falas do que quiseres, como quiseres e quando quiseres” (embora aqui me tivesse pedido alguma frequência).Posto isto, acho que deve ser muito fácil “ver” de que lado da barricada me encontro = completa ausência de filtros.Além disso a mailing list serve para um debate democrático entre todos os participantes para as mais diversas actividades que tem a ver com o Planet Geek. E é nesse aspecto que o Planet Geek tem muito a ganhar ao não impor seja o que for aos blogs agregados.Desculpem este longo comentário mas decerto compreenderão que este assunto dá pana para magas…@braço.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr