Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Referências Bibiográficas, NeoOffice, Apple, Futebol e Aviões

| 27 Comments

Este post vai ser uma espécie de resumo daquilo que foi o meu dia de hoje.

Referências Bibliográficas

Continuo a lutar com uma forma eficiente de poder gerir a bibliografia da minha tese de doutoramento. Com tantas referências bibliográficas não dá para gerir o processo manualmente, por melhor que seja a minha vontade. Não dá mesmo. Especialmente quando se optou por não usar o Latex para escrever a dita cuja.

Para Latex as soluções são mais que muitas. O meu problema nem é ter que aprender a usar o Latex, isso não me assusta, e nem acho que fosse assim tão complicado. O que me preocupa, é a interação constante entre mim e os meus dois orientadores, que não me parecem muito interessados em aprender a usar o Latex. E depois como grande parte desta interacção é feita por email, não seria possível usar funcionalidades como “Track Changes” para ver as alterações que foram feitas no documento e por quem. Enfim, existiriam alternativas, e até já me falaram que o CVS ou o SVN seriam uma delas, para gerir estas mesmas alterações – mas como vos disse o tempo urge, e a barreira de aprendizagem por parte dos orientadores faz toda a diferença.

Daí que resolvi tentar perceber quais as ferramentas existentes (de preferência para Mac e gratuitas) para esta tarefa. Foram várias as ferramentas que apareceram: Endnote (comercial), JabRef (open-source), Zotero (gratuito, plugin para o firefox), Biblioscape (windows e pago), Bookends (mac e pago), Papers (mac e pago), entre outros.

NeoOffice

O Word2007 e o NeoOffice vêm já de origem com funcionalidades específicas para a gestão de bibliografia, mas diga-se que ambas estão muito longe daquilo que se pretende. Para variar a Microsoft, com o Word2007 fez um péssimo trabalho nesta área, e mais uma vez, tal como acontece com o OOXML, parece que quer reinventar a roda de novo, e não consegue gerar bibliografia de acordo com os standards estabelecidos e aceites mundialmente (tais como o APA ou o IEEE). Por outro lado, o NeoOffice (clone do OpenOffice para Mac), parece ter sérias limitações nesta matéria, e tem o seu próprio formato formatação das referências, que diga-se, não parece obedecer a qualquer standard.

Portanto, nenhum deles per si, consegue resolver o meu problema com a bibliografia.

A minha escolha final (para já) recaiu sobre o Zotero e sobre o NeoOffice, que podem ser integrados através de uma extensão do NeoOffice. Isto significa que posso facilmente estar a organizar (e a recolher) a bibliografia através do Zotero, e posso depois citar dentro do NeoOffice. Sempre é melhor que nada… mas continuo a não ter muita confiança no formato bibliográfico criado pelo Zotero. Estou igualmente a considerar comprar o Pages, pois permite uma organização mais eficiente dos papers, e de toda a informação recolhida.

Apple

O segundo aspecto relevante de hoje, era mais um dos tão aguardados eventos da Apple. Como se esperava, a Apple apresentou que o iPhone será lançado no UK em meados de Novembro, pelas mãos da operadora O2. Desilusão… a versão a ser lançada no UK é exactamente igual à dos EUA, ou seja tem EDGE em vez de 3G. A meu ver, esta é uma má jogada pela Apple, e é aquilo que eu chamo “andar de cavalo para burro”. Quando neste momento, a cobertura na Europa já começa a ser beyond 3G (3,5G), a Apple apresenta um produto na Europa de 2,5G. A desculpa apresentada, é miserável: consumo de energia dos chips de 3G, e a disponibilidade de acesso Wi-fi.

Outro aspecto, que a mim me desaponta pessoalmente, são os rumores que em Portugal será a TMN a comercializar o iPhone. Com isto vejo esfumadas a minhas esperanças de ter um, pois não me estou a ver trocar de operador (Vodafone) para comprar um iPhone na TMN – pena é a Apple não estar a vender os “bicharocos” desbloqueados – será uma hipótese no futuro?

Futebol

Começaram hoje os jogos da Champions. Os meus “rosinhas” iam sendo completamente humilhados em Milão, segundo ouvi dizer. Felizmente o resultado não se avolumou muito (2-1). Momento alto do jogo, a substituição de Rui Costa, com um estádio a aplaudir, como se um jogador do Milan se tratasse. O futebol, e o desporto em geral deveria ter mais momentos como estes.

O Porto empatou em casa, e não conseguiu aproveitar o facto de ter estado quase toda a segunda-parte a jogar em vantagem numérica.

O Chelsea e o José Mourinho parecem estar a atravessar uma crise de resultados, e hoje o “the special one” voltou a não ganhar em casa.

Boa sorte para os lados de Alvalade, amanhã.

Aviões

O que dizer de um piloto da TAP que, num Airbus A310 da TAP, faz uma passagem a rasar uma multidão no Portugal Air Show 2007, em Évora, e que depois faz uma manobra que leva uma das asas do aparelho a quase tocar no chão?

Arrojo, audácia, ou loucura total?

Vejam os vídeos e tirem as vossas conclusões.

Media_httphomeisctept_gefhq

As opiniões dividem-se, e muito, no Airliners.Net.

Desculpem lá o tamanho disto. Vou voltar ao doutoramento.

  • Madeira

    Só um reparo, o Portugal Air Show, foi em Évora e não em Beja.

  • Carlos Serrão

    Upsss… thx. Sai já um update….

  • kincas

    Desculpa esfarrapada do Steve Jobs?Quem quer um telemovel com autonomia de 2 a três horas?Ainda por cima um aparelho para ver videos e ouvir musica.Faz todo o sentido. Não é apenas um telemovel para transferir dados. Todas as outras funcionalidades teriam de ser preteridas?

  • Carlos Serrão

    É uma desculpa esfarrapada no sentido que está a tentar escoar um produto que foi feito de raíz a pensar no mercado americano (onde o 3G é insignificante), no mercado europeu. Não me parece que a autonomia seja o principal factor aqui, até porque ele poderia ter optado por re-desenhar as baterias (mesmo que isso fizesse com que o iPhone aumentasse ligeiramente de espessura), e com isso suportar uma boa autonomia com os chips 3G.Acho que haviam soluções de compromisso, e isto pareceu-me (e não apenas a mim) uma espécie de fuga para a frente.

  • kincas

    Estou a ver que não conhece a filosofia da Apple.O aumentar do tamanho do iPhone por causa da bateria para 3G nunca seria feito. Isso para a Apple é inquestionável.

  • Carlos Serrão

    Está bem, está bem…Se calhar não conheço. Mas ainda bem que não sou o único.Depois falamos, quando em 2008 saírem os iPhones com 3G, porque a Apple percebeu que deu um tiro no próprio pé…Cheers,

  • kincas

    Não deve ter ouvido a resposta do SJEle está à espera que o “Chip” 3G seja melhorado a nível de consumos. É previsível que em 2008 essa questão esteja resolvida e ai, sim será lançado o iPhone com esse “chip”.http://umahoje.blogspot.com/2007/09/iphone-e-3g.html

  • kincas
  • Carlos Serrão
  • MJ Valente

    Carlos,Ainda sobre as aplicações bibliográficas — tenta o Sente. É o que eu uso e gosto bastante, em especial pela possibilidade de faser pesquisas directamente na Web of Science (via universidade).A versão 5 é muito boa. :)http://www.thirdstreetsoftware.com/

  • MJ Valente

    faser?… nope. Fazer, claro.

  • Office 2008 para Mac, Bibliografia, Apple Wifi hacks, a TV dos tugas, e rumores

    […] Referências Bibiográficas, NeoOffice, Apple, Futebol e Aviões Sep […]

  • Carlos Serrão

    @MJ ValenteSim, eu já testei o Sente. Mas como estou a usar o NeoOffice para editar a tese, dava-me jeito ter uma coisa do género “cite while you write” para poder garantir a coerência entre as referências dos diversos capítulos e as citações que vou fazendo.Acho que o Sente não integra com o NeoOffice pois não?

  • kincas

    É engraçado.Já viu que os links com as noticias a dizer “mal” são de Janeiro? quandeoo aparelho saiu em final da Junho.Então a parte de dizer mal do touch sem po ter testado é ilariante.

  • Carlos Serrão

    @kinkasNão vale a pena estar aqui a esgrimir links de um lado para o outro.Eu acho que o iPhone é um excelente dispositivo… e acho que a Apple e o SJ surpreenderam tudo e todos ao lançá-lo.O que eu quero dizer é que na Europa fariam muito mais sentido lançar uma versão 3G, numa altura em que alguns operadores europeus já pensão no 3,5G. E parece-me que o argumento bateria, é esfarrapado. Mas é a minha opinião, claro!Ponto final!

  • kincas

    Comprava um iPhone 3G que dsó desse para 2 horas?

  • Carlos Serrão

    @kincasNão… esperava por uma nova geração de iPhone com 3G “decente”.

  • kincas

    Já agora.Seria bom rever este site.http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2Fhome.iscte.pt%2F%7Ecjcs%2Fblog…Não dá para ver em SAfari e em feeds readers.

  • Carlos Serrão

    @kinkasAdmito que possa haver algum problema, no seu caso, mas… no Safari não é de certeza, pois este é o meu browser e funciona na perfeição.A feed está ok, e o Vienna não se queixa de nada. Aliás a mesma, funciona na perfeição agregada ao PlanetaGeek.E o site, funciona igualmente no FireFox, Opera e Internet Explorer, acabei de testar.De qq forma, se existir problemas de XHTML, tal deverá ser atribuído ao WordPress ou ao tema em utilização.

  • kincas
  • Carlos Serrão

    Safarihttp://myskitch.com/pontocom/http__www.carlosserrao.net_-20070920-121242.jpgFirefoxhttp://myskitch.com/pontocom/referencias_bibiograficas__neooffice__apple__fut…Operahttp://myskitch.com/pontocom/http__www.carlosserrao.net_-20070920-121713.jpgViennahttp://myskitch.com/pontocom/vienna_-__9_unread_-20070920-121808.jpge finalmente Google Readerhttp://myskitch.com/pontocom/google_reader__1000__-20070920-122154.jpgComo lhe disse, provavelmente há problemas com o template… e provavelmente para alguns utilizadores.

  • kincas

    Safari Versão 2.0.4 (419.3) iMac Intel com OS 10.4.8http://myskitch.com/kincas/referencias_bibiograficas__neooffice__apple__futeb…

  • Carlos Serrão

    Ok,a diferença está aí… Safari 3, e Mac OS X 10.4.10.Não faz updates ao seu Mac? E nem estou a falar do Safari que está em beta ainda, mas do OS em concreto.

  • kincas

    A diferença não está ai.Ontem estava tudo bem. Nada foi mudado aqui, portanto……Não sou betatester.Quanto ao OS já uso Mac há mais de uma década, julgo não ser necessário dizer mais.

  • Carlos Serrão

    @kinkasOk, se ontem tudo estava bem, e se eu não fiz qq alteração, então deve ser um problema momentâneo, espero.O facto de querer ou não experimentar versões beta, isso a si só lhe diz respeito, e é uma decisão que respeito.Agora, que eu saiba, os updates subsequentes ao 10.4.8, não são beta, pois não? E alguns destes resolvem bugs sérios de segurança. O facto de usar o OSX há mais de uma década, não o livra de exploits de segurança conhecidos em versões antigas. Mas como lhe digo é uma decisão sua, que igualmente respeito. Deve ser da minha anterior experiência Windows, que me leva a fazer os updates de segurança todos…Quanto ao problema, de facto não percebo onde o mesmo ocorreu… mas vou dar uma olhada no post a ver o que se passa. Obrigado pelo reporting.

  • kincas

    Hoje já está bom.Mas também vejo que foi alterado o “template”.

  • Carlos Serrao

    Pois, mudei não apenas o template como o sítio onde o meu blog estava alojado!!!;-)

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr