Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Office 2008 para Mac, Bibliografia, Apple Wifi hacks, a TV dos tugas, e rumores

| 1 Comment

Office 2008 para Mac

Pois aí está. Depois da Microsoft ter lançado um site, que a meu ver é perfeitamente inútil, resolve finalmente lançar um site que oferece um sneak preview do novo Office 2008 para Mac. Não é que este site traga algo de verdadeiramente novo ao que já podemos ver noutros, mas pelo menos é a primeira preview oficial de um produto que ainda não se sabe muito bem será lançado este ano ou no próximo. Há quem diga que a Microsoft aguarda pacientemente o lançamento do Leopard, antes de lançar esta nova versão do Office. Seja como for, vai ser possível observar algumas das funcionalidades do Office 2008 para Mac que são muito parecidas com o Office 2007 para Windows.

Apenas uma nota… porque insiste a Microsoft em chamar Entourage ao Outlook para Mac, e não lhe chama pura e simplesmente Outlook?

Bibliografia, outra vez…

Depois de ter reportado aqui os meus problemas com gestão de bibliografia, encontrei um software para Mac, que se chama Sente, e que efectua uma gestão de referências bibliográficas eficiente. Pode ser integrado com o Word 2004 para Mac e com o Mellel… mas nada dizem sobre o NeoOffice ou OpenOffice. Fica aqui igualmente uma referência sobre um recurso para aplicações Mac para quem tem que escrever documentos.

Para já, vou usando o Zotero, em conjunto com o NeoOffice. Talvez experimente o Sente igualmente.

Apple Wifi hacks

O hacker que descobriu uma vulnerabilidade nos drivers Airport Wifi dos sistemas Mac OS X da Apple, e que explorou essa mesma vulnerabilidade para conseguir comprometer um sistema e executar remotamente código, resolveu publicar informação mais detalhada sobre o mesmo. Sobre esta vulnerabilidade, entretanto já resolvida pela Apple, não havia até hoje muita informação sobre a mesma.

Entretanto, o autor (David Maynor) publicou um artigo, em que explica e detalha a vulnerabilidade e a forma de explorá-la. Aqui fica o resumo desse artigo:

Apple’s Mac OS X (OS X) operating system is attracting more attention from users and security researchers alike. Despite this increased interest, there is still an apparent lack of detailed vulnerability development information for OS X. This paper will attempt to help bridge this gap by walking through the entire vulnerability development process. This process starts with vulnerability discovery and ultimately finishes with remote code execution. To help illustrate this process, a real vulnerability found in the OS X wireless device driver is used.

Com todo este aumento de visibilidade dos produtos da Apple, e o aumento das vendas e utilização dos mesmos, estas situações têm uma tendência natural a aumentarem. Uma plataforma com maior número de utilizadores desperta um maior interesse na descoberta destas mesmas vulnerabilidades.

Por mim, esta é uma situação positiva, pois a descoberta e publicação destes problemas obrigará a Apple a melhorar os seus produtos, e com isso ganhamos todos nós.

Alguém perguntava: estará a Apple a tornar-se a Microsoft dos novos tempos?

TV dos tugas

Estar tanto tempo fora de Portugal, tem vantagens e desvantagens. Uma das principais desvantagens é a falta que sinto de ouvir falar um pouco de português. Esta televisão só dá “espanholadas”.

A TVtuga é um das minhas alternativas à TV tradicional, e que eu aconselho vivamente – e hoje até aproveitei para ver a derrota dos verdes em casa. Paciência, fica para a próxima…

Kudos para a TVtuga.

Rumor

Finalmente um rumor que não poderia passar despercebido: OpenOffice 3.0 nativo para Mac OS X no final do mês de Setembro?

  • Mourinho, Scolari, Americanos, Zattoo e Mitos « Carlos Serrão

    […] coloquei aqui informação sobre o TVTuga. Hoje trago aqui uma nova aplicação que se chama Zattoo, e que permite visualizar emissões de […]

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr