Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Vmware Fusion, Parallels e Apple Bootcamp – Parte 2

| 11 Comments

Depois do meu último post, sobre os testes que a CNET tinha efectuado às principais ferramentas que permitem correr os sistemas operativos de Redmond (principalmente o Windows XP e o Windows Vista) na plataforma Apple Mac OS X – a saber, o VMWare Fusion, o Parallels Desktop for Mac e o Apple Bootcamp – não fiquei muito satisfeito com os resultados da comparação, pois sou um utilizador e defensor do Parallels Desktop for Mac, e movido pela curiosidade, resolvi testar o VMware Fusion a ver se era bom, ou não.

Instalar o VMware Fusion, à semelhança do que acontece com o Parallels é mesmo brincadeira de crianças. Não custa nada. Por outro lado, instalar o Windows XP, quer no Fusion, quer no Parallels é igualmente trivial, simples e rápido.

Em termos de desempenho, não notei grandes diferenças. Reparem que apenas uso estas ferramentas, porque ainda não consegui cortar o meu cordão umbilical ao Microsoft Office. Que me desculpem os mais puristas, mas ainda não consegui arranjar uma alternativa, no mundo Mac OS X, para acabar de vez com esta mesma dependência. Aguardo com imensa expectativa, o lançamento futuro do Microsoft Office 2008 for Mac, mas a ver pelas últimas notícias, que davam conta do seu adiamento, ainda vou ter muito que esperar. Portanto os meus testes foram mais direccionados para a performance do Fusion e do Parallels a correrem as aplicações da suite Office 2007, assim como a integração das mesmas com o Mac OS X.

Neste último aspecto, em termos de desempenho, o Fusion e o Parallels equivalem-se. Ambos conseguem correr as aplicações Office, a uma velocidade bastante aceitável. Por outro lado, mesmo usando o Word 2007 para visualizar e editar documentos grandes, e com a funcionalidade Track Changes activa, o desempenho de ambos não desapontou. Bem pelo contrário, fiquei surpreendido, e quase não parecia estar a usar uma máquina virtual.

Em jeito de à parte, deixem que vos diga que o Fusion ou o Parallels, a correrem o Office 2007, conseguem ser bastante mais rápidos e eficientes que o Office 2004 for Mac a correr nativamente. Impressionante, não é?

Quando chegamos ao capítulo da integração, o Fusion disponibiliza uma tecnologia designada por Unity, enquanto que o Parallels usa o Coherence. E é aqui que começam as diferenças. O Unity do Fusion, está a anos-luz do Coherence do Parallels. Mas mesmo muitos anos-luz. Uma das coisas que eu acho fabulosa neste Coherence, é a possibilidade de integrar as minhas aplicações preferidas de Mac OS X no Windows XP, e integrar as minhas aplicações favoritas de Windows XP em Mac OS X. Ou seja, estamos a falar de uma completa promiscuidade em termos de aplicações entre os sistemas, o que não poderia ser melhor. E em que é que isto pode ser interessante?

Um dos casos em que esta integração é útil, é por exemplo no caso de estar a ler o email na aplicação Apple Mail, e receber um email de um colega, que me enviou um ficheiro DOCX, que “apenas” pode ser lido no Office Word 2007. Se carregar com o botão do lado direito do rato, posso escolher abrir este mesmo documento, usando a aplicação Office apropriada, instalada no Windows XP a correr no Parallels. Uma outra situação é por exemplo ter um ficheiro de áudio no Windows XP (no Parallels) e não querer usar o Windows Media Player para o tocar, mas sim o iTunes instalado no Mac OS X – nada mais simples, posso escolher a aplicação Mac OS X real que quero usar no Windows XP virtual.

Escusado será dizer, que de todos os métodos, que permitem correr sistemas operativos na plataforma Mac, o que oferece melhor performance, é mesmo optar pela instalação nativa usando o Apple Bootcamp. Confesso que não fiz, pois não tinha necessidade de o fazer. Estou à espera do Leopard, que já vem com o Bootcamp de origem (o que não acontece actualmente com o Tiger) e com todos os drivers necessários para colocar todos os gizmos do nosso Mac a funcionar em Windows. E se não quisermos usar o dual boot, quer o Fusion, quer o Parallels, podem virtualizar igualmente o Windows a partir da sua partição Bootcamp. Alternativas não faltam…

A CNET fez de certeza uma avaliação muito intensiva das ferramentas, nada comparável à simples comparação que fiz, no entanto, e para mim, o Parallels é actualmente a melhor ferramenta de virtualização para a plataforma Mac. O Fusion tem potencialidades para evoluir, até mesmo porque a VMWare tem imensa experiência neste mercado, mas neste momento, não me convence!

Technorati Tags: , , , , , , , , , ,

  • Roberto

    e aí carlos, beleza?concordo com o que você disse sobre não existir uma opção para o Office for Mac. Eu só incluiria nesse rol um navegador que preste e o MSN!Eu tenho o Firefox, Sfari e Opera no MAC, e os tres juntos não chegam perto do Internet Explorer 7. Todos são muito mais lentos, não abrem vários componentes ddos sites, só o Opera tem visualização em tela interia…E o MSN? Adium, Amsn, Mercury… todos muito piores que o MSN, além de que em nenhum deles é possível conversar com áudio e vídeo juntos – só um, outro ou nenhum!Por isso mesmo, tenho usado meu MacBook como um PC, Windows é meu OS padrão.Assim sendo, o Parallels p/ mim não é um bom negócio (em comparação ao bootcamp), porque toma muito da performance do meu computador, além de demorar mais né (esperar o boot do Mac e depois o do Windows…), para não usar praticamente nada do Mac OS.De qualquer forma, a análise que vale, na minha opinião, é desse tipo que vc fez: simples, talvez até superficial, porque é isso que interessa para o usuário normal. Aliás, muito obrigado por ter publicado isso, pois uso Mac a pouco tempo e já estava me impressionando o fato de toda a internet idolatrar o Mac OS, mas ninguém falava nada do Office, como se ninguém usasse o computador p/ trabalhar….Só não sei como vc consegue usar browsers for Mac…um abraço

  • Carlos Serrão

    @RobertoRoberto, em primeiro lugar obrigado pelos seus comentários. São sem dúvida simpáticos.Depois deixe que lhe diga, que quanto mais uso o meu Mac, e o seu SO Mac OS X, mais feliz fico, e cada vez menos tenho necessidade em usar o Windows – com a excepção do Office.Felizmente, a nova suita da Apple, o iWork’08, deixou-me muito surpreendido pela positiva. Quer o Pages, Keynote ou o Numbers são excelentes alternativas ao Office, e quase perfeitamente compatíveis. Bem, quase…Quanto à quebra de performance através da virtualização, é um facto, claro. Mas de facto, é um trade-off que não me importa muito, pois o facto de me permitir correr o Windows, ou o Ubuntu, em paralelo com o Mac, é muito bom. E fico feliz por isso…Quanto aos navegadores… infelizmente não partilho da sua opinião. Acho que quer o Firefox, quer o Safari 3, conseguem ficar muito próximos do IE7. E depois, quem quer correr ActiveX perigosos, que coloquem em risco a integridade e segurança do SO?Um abraço.

  • Gerson Braschi

    Olá Carlos,Se a tua dependência é Office do Windows, por que não testar o CrossOver da CodeWeavers que implementa o Wine?Um abraço desde Foz do Iguaçu,Gerson

  • Filipi

    Olá Carlos!Muito bom seu post sobre essas suites que nos fazem ainda tentarmos sermos dependente do MS Oficce. Tenho um MacBook Intel e fiz o boot camp do MAC com partição do HD e instalei o XP por ser uma ferramenta básica e não muito pesada. Porém cada vez menos faço o Boot para utilizar a plataforma criada pelo Bill Gates. Antes me via dependente dessa plataforma porém sempre me irritava devido as configurações do teclado, ausencia de botão direito do mouse e também por ter uma ferrari nas mãos e utilizar como se fosse um fusquinha… Tenho instalado no meu Mac HD o iWork’08 e o Office for Mac 08(versão inglês, todos eles instalados através da “assessoria marítima”). Tenho recorrido muito bem a estas ferramentas e confesso que estou me surpreendendo com o iWork, meus trabalhos de faculdade ficam super originais com o Keynote. Porém gostaria de saber se seria possível instalar o VMWARE FUSION, devido a facil mudança de plataforma sem ter que reiniciar o computador, em cima do boot camp sem desinstalar o XP. Ou eu teria que formatar essa minha pariÇão do HD??? Quanto ao comentário anterior que se diz totalmente dependente da plataforma windows, falo pra ele que no início tive a mesma impressão, fikei até arrependido de ter investido esse monte de dinheiro, mais valeu a persistencia, hj não conseguiria sobreviver sem meu MAC!!!Um Abraço e desde já muito obrigado!!Filipi

  • Carlos Serrao

    Podes instalar o VMWare Fusion, pois o mesmo é independente de qq partições no disco.

  • xpto

    A comparacao foi feita com o parallels 3 ou 4? É que segundo li, a versao 4 do parallels vem cheia de bugs

  • Carlos Serrao

    Caro xpto ;-)Na data em que este post foi escrito a versão 4 do Parallels não tinha ainda sido lançada. No entanto, tenho a versão 4 do Parallels instalada e o que lhe posso dizer é que não tenho quaisquer problemas.Nesta comparação, não estava contemplado o VirtualBox, que é uma excelente alternativa de virtualização gratuita.

  • Silva

    Caro Carlos: Vim a esta página, porque comprei há dias um MacBook Pro., com o sistema Mac OS X Leopard e tenho, neste momento muitas dúvidas acerca desta aquisição. Assim, não sei até que ponto trabalhando neste PC posso depois utilizar esse trabalho num da microsoft( no emprego só existem desses). Depois, gostava de ter a possibilidade de instalar o Office 2007, mas tentei e não aceitou? O que falta? Posso instalar também o windows 7 directamente ou necessito de algum ficheiro especial? Posso depois trabalhar em simultâneo? Consegue-se fazer downloads da net? è preciso algum ficheiro? Sou leigo em termos técnicos de informática o que significa que muitas coisas não entendo devido à linguagem demasiado técnica… Obrigado

  • Carlos Serrao

    Meu caro,você não comprou um PC… lamento informá-lo mas se a sua intenção era comprar um PC, enganou-se na loja…. ;-PNo entanto nem tudo é mau… comprou um excelente computador… que não é um PC. E que vem equipado com um sistema operativo que não é o Windows, e como tal todo o software Windows, não corre directamente sobre o Mac OS X.Se o seu problema é apenas o Office, então pode comprar uma cópia do Office 2008 for Mac que é perfeitamente compatível com o Office 2007 para Windows. E corrê-lo directamente a partir do Mac OS X.Se não quiser comprar uma cópia do Office 2008 para Mac, então o que pode fazer é instalar um software de virtualização para Mac (Parallels, VMWare ou Virtual Box), e instalar o Windows e depois o Office 2007. Se optar por esta solução pode correr em simultâneo o Mac OS X e o Windows…Um abraço e espero ter esclarecido algumas das suas dúvidas.

  • Carlos Alves

    Olá boa tarde. Os meus parabéns e os meus agradecimentos pelos esclarecimentos dados aos utilizadores e adeptos MAC. A minha pergunta é: Tenho um mac air com o vmFusion será que posso instalar o Parallels sem retirar o vmfusion e o parallels vai integrar aquilo tudo ? Qual a melhor maneira e quais as surpresas que posso ter ?Agradeço a informação e desde já um obrigadão……Carlos Alves

  • Carlos Serrao

    Sim, sem qualquer problema… eu tive o VMWare Fusion, o Parallels e o Virtual Box instalados ao mesmo tempo sem qq problema.

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr