Carlos Serrão

as minhas notas e página pessoal…

Interacção Homem-Máquina… um sinal dos tempos que se avizinham.

| 0 comments

Uma das actuais tendências em termos computacionais passa pela descoberta e aplicação de novas formas de interacção com os computadores. Esta tendência designa-se por HCI (Human-Computer Interaction).

Temos assistido nos últimos tempos ao lançamento de iniciativas HCI por parte de diversas empresas, nomeadamente da Apple e da Microsof.

No caso da Apple, estou a referir-me ao caso do iPhone, que dispõe como único interface de comunicação com o dispositivo, o seu écran táctil, e uma tecnologia que a Apple designou por Multi-Touch Interface. De facto, é possível aceder a todas as funcionalidades deste dispositivo usando simplesmente os nossos dedos.

Por outro lado, a Microsoft, com a sua excelente iniciativa do Surface Computer, veio igualmente introduzir um dispositivo com um potencial de desenvolvimento e aplicação enormes, e que utiliza igualmente as mãos como meio principal de interacção com o computador. A Microsoft vai inclusive um pouco mais além, em especial em Portugal, ao apostar em força no desenvolvimento de sistemas que possam reconhecer a voz dos utilizadores e reagir a essa mesma voz.

Mas todas estas tecnologias que começam agora a ter a sua introdução comercial nascem em laboratórios de I&D ao longo dos tempos. Vejam por exemplo o que a ADETTI já faz desde há algum tempo, e que inclusive já teve honras de notícia televisiva. Esta é uma das áreas de know-how, deste centro de I&D, associado do ISCTE.

Technorati Tags: , , , , , ,

  • RSS
  • Twitter
  • Buzz
  • LinkedIn
  • Flickr